Na noite de quinta-feira, uma mulher internada no Hospital Ernesto Dornelles, na Capital, com um câncer em fase terminal recebeu a visita de seu cachorro de estimação. Na tarde desta sexta-feira, Fátima Karina Ternus da Silva, 25 anos, internada no Hospital Mãe de Deus, em razão de uma gravidez de alto risco, pode rever a cadela Sofia, depois de 30 dias longe.
Fátima saiu de casa para trabalhar no dia 2 de outubro e não voltou mais. Ela está grávida de 28 semanas e, por ter entrado em trabalho de parto prematuro, precisou ficar internada desde então.
Acostumada com o convívio e as brincadeiras diárias do cão de estimação, o afastamento deixou Fátima receosa em relação ao reencontro com a mascote:
Como animais podem ajudar na terapia de pacientes com autismo e depressão
- Estou morrendo de saudades. Como eu viajava a trabalho, ela estava habituada a ficar longe uma semana. Mais do que isso a gente nunca aconteceu. Tomara que ela não tenha me esquecido - disse minutos antes de o encontro ocorrer na área externa da instituição, e foi organizado pelas equipes médica e de enfermagem da instituição.
Vai viajar? Saiba o que fazer com seu animal de estimação
- Já fizemos chá de fraldas, casamento, mas bichinho de estimação é a primeira vez - comenta a coordenadora do serviço materno infantil do Hospital Mãe de Deus, Perla Di Leone.
Acompanhada de funcionários da instituição, o momento em que Fátima viu Sofia de novo foi marcado por lágrimas e um coro emocionado. Com uma bandana no pescoço e um coração adesivo na testa, a labrador não poupou pulos e lambidas na dona.
Vai viajar com seu animal de estimação? Saiba o que fazer para não ter problemas
- Foi emocionante. Ela não esqueceu de mim - comemorou a mamãe.
Para autorizar o reencontro, foi exigida a apresentação da carteira de vacinação da cachorra e que ela estivesse de banho tomado.