Segundo a Pesquisa Nacional da Saúde (PNS) 2013, divulgada na manhã desta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a obesidade acometia um em cada cinco brasileiros de 18 anos ou mais em 2013 (20,8%). O percentual era mais alto entre as mulheres (24,4% contra 16,8% dos homens). O Rio Grande do Sul está acima da média, com 23,6% da população nesta condição.
Porto Alegre é a Capital com maior índice de sobrepeso
Mais da metade dos nascimentos no Brasil são por cesariana
Já o excesso de peso atingia mais da metade da população brasileira (56,9%), cerca de 82 milhões de pessoas, incluídos os obesos. O Rio Grande do Sul é o Estado com maior proporção da população com sobrepeso: 63,3%.
- O hábito alimentar do gaúcho, com excesso de carne e pouca salada, contribui muito para este quadro - avalia a nutricionista clínica Yole Brasil da Luz.
Em todo país, em dez anos, a obesidade entre mulheres de 20 anos ou mais passou de 14% em 2003, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), para 25,2% em 2013, de acordo com a PNS. Entre os homens, o crescimento foi menor, de 9,3% para 17,5%.
O terceiro volume da PNS 2013 analisa os ciclos de vida da população e traz informações sobre deficiência física e saúde dos idosos, da mulher e das crianças com até 2 anos. A análise abrange, ainda, dados antropométricos relacionados a peso e gordura abdominal, além de informações sobre pressão arterial.