Viver e aprender são coisas muito próximas, e a felicidade depende de as duas andarem juntas. Esse pelo menos é o sentido da vida de Tainara da Luz Correia, 21 anos.
Neste sábado, 8 de agosto, ela receberá o diploma de conclusão do curso de Aprendizagem Comercial em Serviços Administrativos, conhecido como Jovem Aprendiz, oferecido pelo Senac-RS, junto a outros mil alunos.
Além da capacitação para o mundo do trabalho, o programa também promove a inserção dos jovens na sociedade - o que, para esta formanda, é uma conquista imensa.
Isso porque, aos seis anos, a menina sofreu um grave acidente rodoviário do qual apenas ela e sua mãe sobreviveram. As marcas da tragédia que vitimou outras quatro pessoas da família são físicas e emocionais.
Ela teve traumatismo craniano, ficou 40 dias hospitalizada, em coma. Na adolescência, veio a depressão, e ela chegou a engordar 28kg.
Confira um resumo das normas da ABNT para trabalhos acadêmicos
Terapia familiar, psicoterapia e três remédios diariamente ajudaram a estabilizar a situação. Mas sua mãe, a comerciante Julia da Aparecida Correia, 54 anos, sabia que a filha precisava de mais para estar de bem consigo mesma. E o trabalho era um ponto chave para isso.
- Sempre tentei descobrir o que a deixava feliz. Ela já tentou trabalhar em outro lugar, mas não conseguiu, tem suas limitações. E as pessoas não dão o tempo necessário para essa adaptação. Lembro até hoje quando li sobre o curso no Diário Gaúcho. Recortei, falei com ela e chegamos lá - conta Julia.
Tainara entrou para uma das turmas do Senac Comunidade Zona Norte, ao lado de outros alunos também com deficiência. Nesses últimos meses, a jovem descobriu que é realmente capaz de ir mais longe e diz que o principal foi a noção de coletividade.
- Durante o curso, os professores falavam muito sobre trabalho em equipe. Posso dizer que, nessa trajetória, não tive só professores, mas sim amigos e companheiros. Fui efetivada no setor de Recursos Humanos e pretendo ingressar em um curso Técnico em RH - comemora uma das mais novas contratadas do Centro Clínico Gaúcho.
E a mãe fica orgulhosa:
- Não foi só estudo, foi um incentivo para descobrir que é possível. Eu só tenho a dizer parabéns, o que vale é o aprender a viver e ela está tendo tudo isso.
A formatura
Os mais de mil alunos participarão da solenidade que ocorre na Casa do Gaúcho, junto ao Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, às 17h.
Os formandos são concluintes dos cursos de Aprendizagem em Comércio, Serviços Administrativos e Serviços Administrativos para o Comércio, Serviço Administrativos em Instituições de Saúde, Serviços de Supermercado, Serviços de Vendas das Unidades Comunidade Zona Norte, Comunidade Centro, Passo D'Areia e Canoas.
Todas as capacitações foram oferecidas através do Programa Senac de Gratuidade.
Curta nossa página no Facebook