Ajoelhe-se e, com os braços esticados, desça o tronco suavemente. Segure a posição por 30 segundos e retorne devagar à posição inicial.
Você já deve estar cansado de ler estatísticas sobre o aumento do uso de celulares nos últimos anos - mas uma informação mais obscura, talvez, é a de que o dispositivo, que transformou nossa rotina, também pode afetar a nossa saúde.
No ano passado, um estudo do Centro Médico de Cirurgia Espinhal e Reabilitação de Nova York cunhou o termo "text neck" (ou "pescoço de mensagem de texto"), que se refere ao problema causado na coluna cervical quando inclinamos o pescoço em demasia para olhar o celular. Segundo a pesquisa, o grau de inclinação do pescoço pode receber até 27 quilos a mais do que o suportável quando adotamos uma postura inadequada.
Seis coisas que você precisa saber antes de comprar um smartphone
Para Caren Lara Martins Picasso, professora de Fisioterapia da Feevale, certos exercícios de alongamento podem aliviar as dores e prevenir futuras lesões.
- Para os usuários assíduos, os alongamentos devem ser executados a cada uma hora de uso - explica a especialista.
Aprenda em gifs como fazer os alongamentos:
1 - Alogamento frontal de pescoço
Abaixe a cabeça e deixe o queixo mais próximo que conseguir do peito. Segure 30 segundos e retorne a posição inicial. Repita o alongamento mais duas vezes.
Importante: Não use as mãos para puxar a cabeça. A força aplicada pode gerar uma lesão.
2. Alongamento lateral de pescoço
Vire a cabeça lateralmente como se fosse enconstar o queixo no ombro. Segure 30 segundos e faça o mesmo movimento para o lado contrário. Repita o alongamento mais duas vezes.
3. Alongamento de trapézio
Sentado, segure com uma das mãos a parte de baixo da cadeira e mova a cabeça na direção contrária tentando encostar a orelha no ombro. Segure por 30 segundos. Volte a posição inicial e repita o movimento para o outro lado. Lembrando que, enquanto uma mão está segurando a cadeira, o outro braço está esticado e relaxado.
4. Alongamento de coluna
Sentado, mova o tronco para frente e abrace as pernas. Segure por 30 segundos e volte à posição inicial de forma suave.
Importante: a cabeça deve ser o último segmento do corpo a retornar à posição inicial.
5. Prece maometana