Finalmente, todos os cães saíram dos seus canis e - vestidos com suas guias - conheceram um novo amigo. Mais de 300 voluntários aderiram à campanha para passear com os animais que vivem na ONG 101 Viralatas, em Viamão, e aproveitam o feriado para dar um dia de alegria aos pets. A iniciativa de encontrar pessoas dispostas a dar uma voltinha com os cachorros que, um dia, foram abandonados, surgiu quando a presidente da entidade, Aline Orestes Vieira, percebeu que, fora o tempo em que alguns dos 380 pets que vivem no sítio da ONG viveram na rua, nenhum deles conhecia o prazer de passear pelas ruas.
A fila começou cedo e seguia até o fim da rua em que os cachorros vivem. Dessa vez, 350 cachorros tiveram a chance de ir até a Praça Florença, no bairro Santa Cecília. A ideia de montar dois grupos, um pela manhã e outro à tarde, para sair com os cães caiu por terra quando Aline se deu conta da repercussão que a campanha tomou.
- Só os mais brabinhos, que ficaram nervosos com o movimento, não saíram. Montamos grupos com 10 pessoas e 10 cachorros e guiamos todos até a Praça. Foi um dia agitado, mas os cães adoraram.
Nenhum rabinho ficou parado. De um lado para o outro, eles abanavam felizes com a chance de poder passear pela primeira vez.
- Foi muito lindo. Todos estavam muito realizados, voluntários, cães e a gente, que viu tudo isso acontecer. Muitos voluntários disseram que vão voltar, querem se tornar padrinhos e continuar levando o "pessoal" para dar uma caminhada na quadra, movimentar as patinhas mais vezes fora do sítio. Mas o que a gente espera mesmo é que eles consigam um lar para terem passeios diários em casa com seus melhores amigos.