O Ministério da Educação (MEC) abre nesta terça-feira, ao meio-dia, as inscrições para cursos de inglês do programa Idioma sem Fronteiras (IsF). Há vagas para estudantes, técnicos administrativos e professores de universidades federais.
As inscrições para a Oferta 5 de cursos presenciais ficarão abertas até 12 de junho. Podem participar alunos de graduação, mestrado e doutorado stricto sensu de universidades cadastradas no IsF-Inglês como núcleos de línguas (NucLi), além de servidores (técnicos administrativos e professores) de universidades federais.
Para se inscrever, é preciso ter realizado o exame Toefl-ITP, que mede a proficiência em inglês, pelo Inglês sem Fronteiras, e já ter o resultado publicado no sistema do programa. O teste indica em que nível de curso o aluno deve se matricular.
O curso presencial de inglês do Idioma sem Fronteiras tem fins acadêmicos e de preparação para exames como o Toefl, IBT (internet based test) e Ielts (international english language testing system). A carga horária de cada turma pode variar de um a quatro meses e a distribuição de aulas fica a critério da universidade, dependendo do nível de inglês que cada curso exige. Os cursos têm quatro horas semanais, são divididos em um a quatro encontros semanais. Cada turma tem o mínimo de 10 e máximo de 20 alunos. As aulas começam em 24 de junho.
O resultado da inscrição será divulgado aos candidatos inscritos por e-mail, ao meio-dia de 18 de junho. Os critérios de seleção, distribuição em turmas e remanejamento de turmas constam do edital, na página do Idiomas sem Fronteiras.