Apesar de não ser SUV, o crossover Subaru XV Crosstrek passa a sensação de utilitário esportivo grande. Com altura, visual aventureiro e tração integral, o modelo consegue enfrentar os trajetos mais complicados. E não se trata de ruas de barro com alguns buracos, e sim atoleiros e terrenos acidentados com muito cascalho. O conjunto combinado com o conforto da cabine seriam o sonho de todo o motorista, se não fosse por dois pontos: preço e desempenho do motor 2.0.
O Subaru parte de R$ 99 mil, valor alto, apesar de o modelo ser reconhecido pela validade do conjunto mecânico. O preço é parecido com alguns SUVs comercializados no país - como versões de Mitsubishi Pajero, Fiat Freemont e Kia Sportage, entre outros.
Para-choques robustos, aros pretos e suspensão elevada - são 22 centímetros de vão livre do solo - mantêm o visual aventureiro. Dificilmente o motorista sente terrenos acidentados. É claro que, como não é um SUV, não dá para comparar com um modelo maior, mas que também exigiria desembolsar mais. A aparência robusta aumenta a sensação de "quero mais" na hora de acelerar. Mas, com torque máximo que vem a 4.200 rpm, o modelo perde força. A troca manual - em borboletas atrás do volante - melhora o desempenho, porém o motor berra em giros altos.
Média de consumo e interior agradam
O consumo do XV é honesto. Em viagem de Florianópolis a São Francisco do Sul, cidade do litoral de Santa Catarina, o carro fez média de 12 km/l na estrada. Boa eficiência, tratando-se de um carro maior. Para quem não gosta de gastar muito, o sistema Eco-Driving ajuda a dirigir de forma econômica, mostrando a média de gasto de acordo com a pisada no acelerador. Porta-malas do crossover tem capacidade de 1.200 litros com assentos rebatidos.
Na parte interna, há espaço de sobra para quatro adultos, somado aos bancos de couro. Para ajudar, o isolamento filtra bem os ruídos e a suspensão amortece as irregularidades do piso. O teto solar deixa o passeio mais atrativo.
O painel é discreto. Há rádio AM/ FM, CD player, conexão USB e entrada auxiliar. No centro, uma pequena tela de LCD mostra os detalhes do veículo, como suspensão e consumo de combustível. O motorista sente falta de GPS e sistema automático para ligar faróis e para-brisas. Coisas simples, mas que ajudam na condução.
Outro destaque é a segurança. O modelo conquistou o Top Safety Pick+, prêmio da IIHS (Insurance Institute for Highway Safety) para os veículos mais seguros vendidos nos Estados Unidos.