Um novo carro, com câmbio automatizado e recursos eletrônicos de conforto e segurança, o Logan 1.6 Dynamique Easy-R não brinca em serviço. Espaço interno generoso e amplo porta-malas com 510 litros - um dos maiores entre os sedãs nacionais -, além de bem equipado, a versão faz a diferença no compacto Renault modelo 2015, que enfrenta o trânsito congestionado das cidades e reduz o estresse ao dispensar a troca de marchas.
O condutor precisa entender o funcionamento do câmbio automatizado, que tem respostas mais lentas, e não insistir em acelerar mais forte no momento em que o sistema troca a marcha - o que só vai aumentar o consumo de combustível. Para quem tem pressa, basta usar a alavanca para a troca sequencial. O Renault Logan 1.6 Dynamique Easy-R custa a partir de R$ 53,33 mil.
Confortável sedã compacto familiar, é perfeito para o trânsito urbano e também permite percorrer longas distâncias na estrada sem ameaça de cansaço. E, aí, com o adicional do amplo bagageiro.
A versão avaliada mostrou fôlego para enfrentar os principais concorrentes - Fiat Grand Siena 1.6 Dualogic e Volkswagen Voyage 1.6 I-Motion. A potência do motor 1.6 com 98 cv (gasolina) a 106 cv (etanol) atende às necessidades do sedã na cidade com arrancadas, acelerações e retomadas de velocidade adequadas às características do câmbio automatizado. Classificação A do Inmetro - média de 10,6 km/l com gasolina na cidade, na versão manual -, o condutor precisa controlar a pressão no acelerador.
Em rodovias como a autoestrada Porto Alegre-Osório, rodou tranquilo dentro dos limites de velocidade, sobrando força no propulsor. Em estradas secundárias e de pista simples, também não teve problemas. A suspensão firme sem ser dura não compromete o conforto, mas sente o pavimento irregular.
Destaques
- Modelo avaliado por quase mil quilômetros era bem completo: rádio/CD player, viva-voz com Bluetooth, entradas USB e auxiliar e computador de bordo. Lista de itens inclui, ainda, limitador e controlador de velocidade e sensor de estacionamento.
- O nível de ruído baixou e só incomoda com o propulsor em giro alto. Os bancos são confortáveis, o quadro de instrumentos tem fácil visualização e os comandos são bem posicionados.
- Nova geração do Logan acompanha a identidade visual da marca, com destaque para faróis, grade e para-choque valorizados por detalhes cromados.
- Sistema EcoScore monitora a condução do motorista e o consumo de combustível.
- Na traseira, lanternas horizontais invadem laterais e tampa do porta-malas. Mesmo com as linhas mais arredondadas, o visual continua robusto e remete ao modelo de segmento superior.