O Mercado Público de Porto Alegre receberá, na tarde desta terça-feira, dia 14 de abril, a visita da imagem de Nossa Senhora do Trabalho. Sacerdotes estarão no local abençoando os frequentadores, suas carteiras de trabalho e objetos pessoais.
A ação integra a agenda preparatória para a 61ª Festa em Honra a Nossa Senhora do Trabalho, que culmina em 1º de maio, Dia do Trabalhador, com a procissão e a missa campal e, logo após, um almoço festivo.
Entre os dias 21 e 29 de abril, a comunidade em geral é convidada a participar das missas e, na sequência, da quermesse, que contará com brincadeiras para as crianças, bancas de comidas, brechó de roupas e bazar de artigos religiosos e de decoração. Nas missas em homenagem a Nossa Senhora do Trabalho, um dos momentos mais aguardados é o da bênção das carteiras de trabalho.
No dia 1º de maio, as homenagens começam às 9h. Fiéis caminham em procissão, levando Nossa Senhora até o Santuário, onde as festividades culminam com a celebração da missa campal, com a presença do Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Jaime.
As atividades acontecem na Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho (Avenida Benno Mentz, 1560, Vila Ipiranga), em Porto Alegre.
A origem da festa
A primeira festa em honra a Nossa Senhora do Trabalho foi realizada no dia 1º de maio de 1901, na Itália. A imagem da mãe abençoando um agricultor e um carpinteiro foi idealizada por São Luís Guanella, fundador da Congregação das Filhas de Santa Maria da Providência e dos Servos da Caridade e principal propagador da devoção a Nossa Senhora do Trabalho.
Curta nossa página no Facebook