As avenidas de Brasília, as estradas secundárias do Distrito Federal e a BR-040 em direção a Goiânia (GO) permitiram conhecer um pouco o Honda HR-V. Para completar, um violento temporal, alagamentos e uma manifestação de protesto contra o Governo Federal que parou o Eixo Monumental. Foram cerca de 300 quilômetros percorridos com a versão top EXL, previsto para ser cumprido em pouco mais de três horas, mas que acabou em quase cinco.
O ótimo interior, a posição elevada de dirigir e a ampla área envidraçada estimulam a condução. Com ajuste do banco, volante e retrovisores ficam nas posições ideais. Bastou dar a partida e seguir as informações do trajeto pelo roadpad. A sensação é de perfeito domínio do crossover. O posicionamento dos comandos e do quadro de instrumentos facilitam a condução.
Os 140 cv do motor 1.8 i-VTEC e o câmbio CVT garantem potência de sobra e agilidade no trânsito urbano, limitado pelo elevado número de radares nas vias públicas. Confortável, o HR-V roda tranquilo. A transmissão oferece aceleração linear com baixa rotação do motor. Na estrada, o utilitário esportivo - apesar das características urbanas - mostra sua versatilidade. Em trechos mais complicados ou com o piso nem sempre em boas condições (embora superiores às das vias públicas gaúchas), irregularidades passam quase despercebidas. Só aparecem as lombadas, e são muitas nas rodovias secundárias. O nível de ruído interno é mínimo e só cresce em ultrapassagens e retomadas de velocidade a partir dos 4 mil giros do motor.
Para quem gosta de condução esportiva, basta acionar o botão Sport. São sete marchas digitais. A suspensão bem calibrada garante a perfeita estabilidade dentro dos limites de velocidade da rodovia federal. A direção elétrica fica mais firme e os controles de estabilidade e tração ajudam a vencer curvas mais acentuadas em velocidades elevadas, sem balanço da carroceria. Os freios com ABS e EBD são eficientes e seguram bem.
O bonito quadro de instrumentos remete ao do City. Tem grafismos brancos iluminados por LEDs, o que facilita a leitura independente da luminosidade. A moldura do velocímetro permite a seleção de sete cores. É possível, ainda, monitorar modo de condução e economia de combustível. O GPS mostra fluxo do trânsito, acidentes ou problemas - como ocorreu com o protesto no Eixo Monumental -, indicando novas opções de trajeto. Ótima central multimídia conta com tela sensível ao toque fácil de comandar, semelhante a um tablet.