A modelo Sarah Stage chocou seu seguidores ao postar uma foto de sua gravidez nas redes sociais. O motivo do espanto? Uma barriga trincada em pleno 9º mês de gravidez.
O debate que seguiu foi intenso, com especialistas alegando que o caso de Sarah e de outras beldades grávidas do Instagram, como a também modelo Bella Falconi, era de distúrbio alimentar. Para a medicina, porém, a definição muscular do abdômen da mãe não está relacionada à saúde do feto.
- As atletas que engravidam costumam manter a definição muscular ao longo da gestação - afirma o Dr. Cristiano Caetano Salazar, médico ginecologista e obstetra do Hospital Moinhos de Vento.
Tanto foi que, na última quarta-feira, Sarah deu à luz um menino saudável, de 3,18 kg, chamado James.
Para o chefe do serviço de obstetrícia do Hospital São Lucas da PUCRS, Dr. Breno José Acauan, o tamanho da barriga depende da constituição física da gestante. Mais importante do que se preocupar com o tamanho do abdômen é observar o desenvolvimento do bebê dentro do útero.
- É o crescimento do útero que está relacionado à saúde do bebê, pois a altura uterina vai aumentando de acordo com o crescimento do feto e do volume de líquido amniótico. Muitas vezes, tem-se a impressão de que a barriga está pequena; mas, se a altura uterina está adequada (ou, melhor ainda, se o crescimento do bebê está adequado, segundo os exames ultrassonográficos), não há problema algum. Por outro lado, às vezes se tem a impressão de que a barriga da gestante está grande graças a excesso de gordura, enquanto o útero está pequeno demais. Esta situação, sem dúvida, é menos saudável - explica o Dr. Salazar.
Instagram de musinha fitness gera discussão na internet
Atividade física intensa ajuda a viver mais, diz estudo
Alongamento pode ser alternativa para dias sem atividade física
De acordo com os especialistas, as "mamães fitness" podem continuar se exercitando durante a gravidez. Entretanto, o exercício deixa de ter o caráter de "superação" e passa a ter o de "manutenção" da forma física. As diretrizes internacionais recomendam a prática de até 30 minutos de exercícios moderados diários, de 4 a 7 vezes por semana, mantendo a frequência cardíaca entre 130 e 150 batimentos por minuto durante as atividades.
- Não são recomendados exercícios que facilitem traumatismos e quedas (como esportes com bola, montar a cavalo) ou com risco de descompressão (como mergulho) - afirma o especialista do Hospital Moinhos de Vento.
Está mais difícil engravidar atualmente? Descubra o porquê
O peso
O peso ideal que uma gestante deve ganhar depende do índice de massa corporal. Segundo as recomendações do Institute of Medicine em 2009, mulheres muito magras (índice menor do que 18,5 quilos) devem ganhar de 12,5 a 18,5 quilos ao longo da gestação; as obesas, por sua vez (índice igual ou maior do que 30), devem ganhar de 5 a 9 quilos. A maioria das mulheres de peso médio acaba ganhando em torno de 12 quilos.
Doenças
Existem doenças e transtornos que podem afetar o tamanho do útero durante a gestação. Os transtornos alimentares e baixa nutrição podem afetar o crescimento do bebê. A restrição do crescimento fetal ocorre quando a altura uterina está menor do que o esperado e pode ter múltiplas causas, geralmente relacionadas a insuficiência da placenta. Oligodramnia é a redução do líquido amniótico, seja por problemas placentários ou por ruptura da bolsa.
Quando uma barriga está grande demais, deve-se investigar crescimento fetal exagerado, diabetes ou polidramnia (aumento do líquido amniótico, situação que pode ser normal, mas que também pode ser consequente a patologias importantes).