O site de empregos americanos CareerCast fez um estudo, para saber quais são as carreiras mais e menos promissoras do ano nos Estados Unidos. A pesquisa considerou fatores como ambiente, renda, futuro e estresse, além de dados do órgão oficial norte-americano Bureau of Labor Statistics (BLS). Se você é de ciências exatas, saúde ou tecnologia, pode comemorar. Do top 10, sete profissões são dessas áreas. Mas se você é jornalista, saiba que investir nessa carreira nos Estados Unidos definitivamente não é uma boa ideia.
Jornalismo em baixa
O troféu de pior profissão de 2015 ficou com os jornalistas de jornais e revistas impressos. Segundo o estudo, como os leitores têm migrado do papel para o online, o mercado de trabalho anda em declínio e, por isso, as vagas para o cargo estão desparecendo. Outra função que também não está bem cotada na terra do Tio Sam é a de lenhador, que ocupou a segunda posição. A pesquisa classificou a profissão como perigosa, solitária e em baixa, já que o emprego está vinculado à construção e publicação, dois setores que sofreram quedas significativas nos últimos 10 anos. A carreira militar levou a medalha de bronze, por ser considerada estressante e perigosa, seguida pelo cargo de cozinheiro que, segundo o estudo é muito tenso, por causa da pressão em atender os pedidos rapidamente e pelo "calor sufocante de uma cozinha". E os jornalistas estão em baixa total nos Estados Unidos. Além de ocupar o topo do ranking, o radialista ficou em quinto lugar e o repórter fotográfico seguiu logo atrás, na sexta posição.
Mercado financeiro em alta
Quem pensa em se mudar para os Estados Unidos deve investir na profissão de atuário, o técnico que mensura e administra riscos no mercado financeiro. A função ocupou o topo da lista das mais promissoras do ano porque, segundo a pesquisa, os profissionais são os mais satisfeitos no trabalho, além de receberem uma alta remuneração. A medalha de prata ficou para o fonoaudiólogo, que está bombando graças ao envelhecimento da população, que tem mais acesso à saúde no país. O matemático ocupou a terceira posição, pois tem um vasto leque de possibilidades de locais de trabalho, podendo atuar em diferentes áreas, como tecnologia e negócios. Ao longo da lista das 10 profissões mais promissoras de 2015, também aparecem funções nas áreas de exatas, tecnológicas e de saúde.
Leia as últimas notícias de Vida & Estilo
Top 10 dos piores
1- Jornalista de jornal e revista impressos
2 - Lenhador
3 - Carreira militar
4 - Cozinheiro
5 - Radialista
6 - Repórter fotográfico
7 - Agente penitenciário
8 - Taxista
9 - Bombeiro
10 - Carteiro
Top 10 dos melhores
1 - Atuário
2 - Fonoaudiólogo
3 - Matemático
4 - Estatístico
5 - Engenheiro biomédico
6 - Cientista de dados
7 - Higienista dental
8 - Engenheiro de software
9 - Terapeuta ocupacional
10 - Analista de sistemas computacionais