É impossível entrar em uma empresa, hoje, e não encontrar funcionários dos mais diversos setores - desde gerentes até estagiários, desde quem trabalha diretamente na operação da firma até quem faz manutenção e limpeza - fuçando num celular. Geralmente, eles estão nas redes sociais ou conversando com alguém via WhatsApp.
Isso acontece em decorrência do número de pessoas que se conecta a redes sociais no ambiente de trabalho, que só aumenta, ainda que as empresas tenham uma política que proíba o acesso tradicional, nos computadores corporativos.
E isso se dá com o acesso cada vez mais democrático aos meios digitais - dados de pesquisas encomendadas pelo Google revelam que o número de brasileiros conectados é de 74% entre a população de 16 a 49 anos, das classes A, B e C.
Nesta nova cultura de exposição pública da vida pessoal e profissional, não faltam histórias de pessoas que foram prejudicadas em seus empregos por não entenderem quão tênue é a linha entre o que se escreve em um perfil pessoal e a carreira profissional.
Para evitar colocar o emprego em risco, veja essas dicas de etiqueta online elaboradas pelo consultor de carreiras Renato Mendes, da Job1. E não erre!
1. Rede social não é lugar para resolver problemas
Se estiver com um problema no trabalho, não espalhe nas redes sociais. Quem tem este tipo de atitude demonstra não ter maturidade para resolver suas questões profissionais.
2. Escolha bem suas palavras
Muitos problemas podem começar na escolha inadequada das palavras em uma mensagem online. Evite que seus posts tenham um tom indelicado ou irritado.
3. Nunca poste assuntos sigilosos ou estratégicos da empresa
Postar dicas ou indícios de informações estratégicas ou de novos projetos que ainda não foram lançados no mercado pode alertar concorrentes e colocar em risco o projeto - e até mesmo seu emprego.
4. Aprenda a dosar o uso das redes sociais durante o expediente
Mesmo que as redes sociais sejam permitidas na empresa, o indicado é que nada seja postado durante o expediente. Certas postagens podem passar a impressão de que o funcionário está se divertindo, em vez de trabalhar.
5. Seja discreto
Evite os posts abertos para comentar ou repercutir polêmicas. Opte sempre por uma conversa particular, para evitar a exposição de seus problemas ou pontos de vista que podem gerar controvérsias.
Isso não significa ter que abrir mão de sua identidade. Emitir opiniões maduras e bem embasadas a respeito de um assunto que diz respeito à empresa pode ser bem interpretado. A chave nestes momentos é ter bom senso.
6. Cuidado com suas fotos
Evite publicar fotos íntimas ou sensuais. Até mesmo as fotos de roupa de banho, como biquíni para as mulheres e sem camisa para os homens, devem ser evitadas se você tem algum colega de trabalho em sua rede de contatos ou pretende vir a ter. Preserve sua imagem profissional.
7. Não reclame publicamente
Comentários como "Esta semana não acaba" ou "Feriado chega logo" passam a impressão de que você não está satisfeito com seu trabalho e podem ser mal interpretados pelos chefes. Por mais cansativa e estressante que tenha sido sua semana, as redes sociais não são o melhor lugar para desabafar.
8. Antes de publicar revise, revise e revise
Quer compartilhar uma notícia? Cheque se ela é verdadeira e se a fonte é confiável. Distribuir informações falsas ou incorretas na rede social podem passar uma péssima impressão. Verifique se tudo está escrito de forma correta, sem erros de português e, na dúvida, consulte um dicionário. É melhor revisar do que compartilhar algum erro que traga constrangimento futuro. Por fim, questione-se: este conteúdo é realmente relevante para sua rede de contatos? Ele contribui para uma boa imagem pessoal e profissional? Se as respostas forem sim, revise tudo e publique.
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