Passaram-se anos até que um dos pratos mais americanos do mundo deixasse de ser considerado junk food (comida sem valor) e ganhasse território, inclusive, na alta gastronomia. A ideia de se ter uma refeição simples e barata por meio do hambúrguer foi evoluindo com o incremento de ingredientes especiais e a criatividade na cozinha. Com isso, o prato garantiu sucesso até entre aqueles que prezam por uma comida saudável.
Em Santa Maria, restaurantes estão se especializando no hamburguer, primando pela qualidade da carne, por diferentes formas de preparo e, claro, ambientes de encher os olhos. A revista MIX apresenta receitas servidas por três deles.
Um é o El Toro. Em funcionamento há cerca de um ano, o restaurante combina o preto e branco das paredes com as cadeiras, forradas com imitação de pele de vaca. O rústico da decoração da casa, de propriedade de Alexandre Costa, contrasta com o cardápio, que é bem gaudério. A carne é assada em uma charbrolier (grelha). Por isso, não é necessário o uso de óleo, e a gordura não fica no alimento. O restaurante ainda oferece um ambiente ao ar livre, ideal para os dias quentres, na frente da hamburgueria.
A recém-inaugurada Vaca Profana prima por uma temática tropicalista - a começar pelo nome da hamburgueria, uma homenagem a música de Caetano Veloso, até os nomes dos pratos. O ambiente é cheio de cores e estampas. De um toca-discos emanam sons de grandes nomes da MPB, embalando a noite dos fregueses, que têm à disposição um cardápio de cervejas artesanais. Conforme um dos sócios da casa, Andrei Cerentini, os garçons receberam treinamento com sommeliers para indicar a cerveja que melhor harmoniza com cada hambúrguer. O espaço conta com 47 rótulos brasileiros - entre elas, as três marcas de cerveja artesanal mais premiadas do país.
Veterano no mercado, há quatro anos o Pingo de Fome oferece variadas receitas de hambúrger para a clientela faminta - que costuma lotar a casa durante a madrugada. O lugar tem ambiente diferenciado, inspirado nas lanchonetes americanas dos anos 1950. Quadros de Elvis Presley e luminárias feitas de vinil servem de tempero visual para o mais americano dos lanches.
Ficou com fome? Você tem duas opções: visitar as hamburguerias ou preparar o prato em casa. Em ambos os casos, bom apetite!