Tradicional período de torra-torra no comércio da Capital, o Liquida Porto Alegre foi repaginado para este ano. O evento será mais curto e promete promoções mais audaciosas, em um modelo que pretende atrair os consumidores com uma onda de ofertas-relâmpago em grande escala. Qualquer semelhança à Black Friday não é mera coincidência.
- O consumidor está mais receptivo a promoções mais curtas e intensas. O sucesso da Black Friday deixa isso bem claro - afirma Gustavo Schifino, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em Porto Alegre, promotora do evento.
O evento será encurtado de 20 para 11 dias, de 26 de fevereiro a 8 de março. A proposta é aproveitar o período de troca de estações e do retorno dos porto-alegrenses à Capital e oferecer descontos de até 70%. Conforme a CDL, todos shoppings participarão e haverá presença maciça do comércio de rua. A expectativa é vender R$ 1 bilhão no período, incremento de 5% sobre o evento no ano passado.
- Mesmo com promoções pontuais no verão, as lojas estão com os estoques cheios, já que as vendas de final do ano ficaram abaixo do esperado. É uma oportunidade para clientes aproveitarem preços baixcos e lojistas abrir espaço para nova coleções - diz Schifino.
Para evitar que o lado negro da Black Friday brasileira assole o Liquida - as promoções enganosas -, a organização do evento contratou uma consultoria que irá monitorar a veracidade dos descontos, principalmente no setor de eletrodomésticos e eletrônicos. De posse de relatórios de preços, os auditores irão em cada loja verificar se o desconto anunciado corresponde à realidade. Quem tentar passar a perna no consumidor será advertido e poderá até ser excluído da promoção nos anos seguintes.
Consultores financeiros apontam as liquidações de final de verão realmente atraentes em razão da necessidade do comércio fechar as metas de fevereiro e abrir espaço para as coleções de inverno. Mas é preciso preparar o orçamento e pesquisar as melhores ofertas para a experiência valer a pena, diz o economista Jackson Busato:
- Para quem consegue aguardar o ano inteiro, é um bom momento para comprar eletrodomésticos ou itens para a casa. O que não se pode é comprar além do necessário e ou mergulhar em dívidas só para aproveitar algum desconto.
AS NOVIDADES
- Liquida terá metade do tempo de duração, com reforço nas ações de marketing.
- Lojas terão variedade menor de ofertas, mas com descontos mais atraentes.
- Selos com a frase "Preço Baixo É Compromisso" ajudarão clientes a localizarem as promoções dentro das lojas.
- Consultoria Shopping Brasil irá monitorar a veracidade dos descontos anunciados.
- Os lojistas foram convidados a abrir os estabelecimentos a partir do meio-dia na quinta-feira, início da promoção, para dar tempo de mobilizar as equipes.
NÃO ENTRE EM CILADA
- Não gaste em compras todo dinheiro que sobrou das férias. Guarde uma fatia para as contas de março, como material escolar, impostos (IPVA e IPTU) e parcelas de presentes de Natal.
- Antes de ir às compras, faça uma lista do que realmente precisa, para evitar cair em tentações e e levar algo desnecessário.
- Pesquise preços e promoções nos sites das lojas, comparando as melhores ofertas. É uma forma de poupar tempo e tornar a experiência de compra menos cansativa.
- Saiba exatamente quanto pode gastar durante a Liquidação. Com orçamento definido, fica mais fácil distribuir os gastos em diferentes produtos.
- Tente comprar à vista para evitar novas dívidas. O parcelamento só é válido quando não há juro embutido.
SERVIÇO
O que: 19º Liquida Porto Alegre
Quando: De 26 de fevereiro a 8 de março
Onde: Nos shoppings e comércio de rua da Capital
Mais informações: http://liquidaportoalegre.com.br