Uma eventual ceninha de ciúme, um pedido para colocar uma roupa menos decotada ou para não sair com as amigas. Pequenos sinais que podem até parecer preocupação ou insegurança são, na verdade, os indícios de um namorado-problema.
Que o digam Helena (Julia Lemmertz) e Luiza (Bruna Marquezine), que passaram por situações semelhantes com o mesmo homem, Laerte (Gabriel Braga Nunes), na novela Em Família. Lindas mulheres e uma psicóloga falam a Retratos da Fama como o ciúme pode ser prejudicial para a relação.
Se Luiza tivesse ouvido os conselhos dos pais, Helena e Virgílio, e da avó Chica (Natália do Vale), talvez, Laerte não protagonizasse mais uma da cena de violência. Na segunda fase da novela, motivado pelo ciúme que ele sentia por Helena, o flautista tentou matar Virgílio, enterrando-o vivo. Agora, o músico vai repetir a vilania mas o seu alvo é André (Bruno Gissoni).
Em cenas que devem ir ao ar na semana que vem, depois de ver a noiva dançando com o ex, Laerte provoca o rapaz, que acaba pendurado num vão muito alto. O músico sai sem olhar pra trás, e André só é salvo com a ajuda de Pedro Paulo (Eduardo Galvão).
Ao descobrir que Laerte foi o responsável pelo acidente, Luiza repreende o noivo, mas acaba perdoando-o.
Para a psicóloga especialista em terapia de casal e família e professora da Unisinos Clarisse Mosmann, relevar uma situação como estas acaba alimentando o ciúme do outro:
- Quanto mais cede, mais o parceiro vai avançando. Quem abre mão das coisas está se colocando à disposição.
Prova de amor?
Nos capítulos recentes da novela, Luiza também teve o seu ataque de ciúme ao saber que o amado esteve com Shirley (Vivianne Pasmanter). Isso que ela nem ficou sabendo que os dois se beijaram...
Depois de concordar com o pedido de tempo no noivado, Laerte arrependeu-se e foi atrás da noiva: tentou invadir a sala onde ela estava tendo aula na faculdade.
Aconselhado por Alice (Erika Januza), ele desistiu, mas, quando a prima contou para Luiza a atitude do noivo, a estudante teve uma reação inesperada: viu como prova de amor.
Comportamento
Namorado-problema: fuja, enquanto é tempo!
Pequenos sinais podem ser sintomas de um problema grave: o ciúme excessivo
GZH faz parte do The Trust Project