O minimalismo voltou a ser incorporado na moda há algum tempo. Peças básicas, tons sóbrios; bons cortes, acessórios especiais; t-shirts podrinhas-que-de-podres-não-têm-nada.
>> Veja mais colunas de Larissa Gargaro no site Donna
Sou totalmente a favor dessa linha de pensamento. Em geral bastante confortável, a chave desse minimal-chic é a confiança que a mulher carrega junto. Ela foca no essencial, no "belo" que é intangível. Uma calça bem cortada, uma regata branca e uma rasteira são tão (ou mais) interessantes e sensuais quanto um vestido "embalado a vácuo". Para carregar um look desses, a mulher precisa estar segura de si; de bem com a vida, ciente de seu poder e de seu conteúdo. E isso é libertador.
De onde veio esse minimalismo?
As musas do visual clean são provenientes de dois lugares: Pinterest e Paris. Isso quando não são parisienses que estão no Pinterest. O estilo das francesas é descomplicado, baseado na autenticidade de cada mulher. É verdade que o charme francês é inigualável - mas, ainda assim, há muitas lições a serem aplicadas por nós, meras mortais.
Exemplo prático: já faz algum tempo que meu ícone é Jeanne Damas. É no seu blog homônimo que ela posta fotos despretensiosas de sua vida, looks e o que der vontade - todas tiradas com uma câmera analógica, (impossível ser mais orgânico e cool). A moça, natural da Cidade da Luz, não é celebridade, não é milionária, não pesa 12kg e curte viver a vida. O estilo dela transmite a sensação de que é OK pensar sobre seu look por um minuto - mas, por outro lado, há um milhão de outras coisas para se fazer, né?
Peças-chave, bons cortes, pele boa, cabelo no lugar: precisa de mais alguma coisa?
Para arrematar? Um batom vermelho. E só.
Em um mundo ideal, as pessoas se vestem da maneira que bem entendem. (Eu, como boa extremista, nos dias que não encaro o minimalismo, me visto de árvore de Natal. Sabe como é, só para variar.) Fato é que inspiração nunca é demais - e quem sabe a simplicidade do estilo não é justamente o que você está procurando? Na próxima vez que for às compras, dê mais atenção às peças básicas e atemporais. Uma camisa branca que te deixa confiante tem muito mais valor que um vestido desconfortável.
Coluna
Larissa Gargaro: minimalismo que vai além da roupa
Colunista do site Donna aposta no charme de peças atemporais no lugar de tendências passageiras
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: