A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza audioconferência com a Agência Francesa de Segurança Sanitária dos Produtos de Saúde (AFSSAPS) nesta quinta-feira, para discutir procedimentos relacionados às próteses mamárias da marca Poly Implant Prothese (PIP). Participam da reunião, que começa às 11h30min, técnicos das duas instituições, além de Caroline Laborde, responsável pela área de cooperação internacional e europeia do setor de relações internacionais da agência francesa.
A Anvisa quer saber detalhes da inspeção realizada pela AFSSAPS na empresa PIP em 2010, além dos resultados dos testes de laboratório realizados com a prótese, dos lotes enviados para o Brasil, da relação existente entre a prótese PIP e a possibilidade de aumento de risco para casos de câncer e dos resultados da reunião realizada dia 21 de dezembro entre as autoridades sanitárias da Europa.
No Brasil, as próteses tiveram o registro cancelado. Ao todo, o Brasil importou 34.631 unidades, das quais 24.534 foram comercializadas. As outras 10.097 próteses serão recolhidas e descartadas.
Polêmica do silicone
Anvisa e agência francesa fazem audioconferência sobre próteses mamárias nesta quinta-feira
Detalhes da inspeção realizada na PIP em 2010 serão discutidos pelos técnicos das duas instituições