Temida pelas mulheres, a celulite resulta da soma de vários fatores e afeta principalmente o sexo feminino. De acordo com a fisioterapeuta Camila Cheloni, especialista em estética corporal, isso ocorre porque o estrógeno (hormônio feminino) é o principal fator desencadeante do problema. Mas se você for fumante, consome álcool, se alimenta inadequadamente e não pratica exercícios físicos, também pode agravar o problema.
A celulite é uma alteração no tecido gorduroso e na microcirculação abaixo da pele, que gera a formação de traves fibrosas entre as células de gordura. A maior incidência é na área medial e posterior da coxa, região do bumbum, parte anterior e lateral dos joelhos, abdômen, braços e ombros.
Segundo a fisioterapeuta, são diversas as formas de tratamento, sendo que a eficácia dos programas depende de uma avaliação detalhada, do estágio da celulite, que pode variar conforme a aparência e gravidade.
Conheça alguns tratamentos indicados para tratar a celulite:
:: Drenagem Linfática: favorece o tratamento da celulite, por auxiliar na diminuição da retenção de líquidos, uma das principais causas da alteração no tecido gorduroso.
:: Rádio Frequência: promove o aquecimento das camadas do tecido subcutâneo e produz fibras de colágeno que fortalecem a pele contra invasão de adipócitos (células gordurosas), além de estimular a circulação do sangue na área do tratamento.
:: Ultrassom: é um aparelho que emite ondas que provocam a quebra das células de gordura. Elimina as toxinas e estimula a circulação sanguínea.
:: Endermologia Vibratória: é o mais novo conceito de endermoterapia, sem sucção e sem causar flacidez. Seu novo sistema, que atua como modelador, promove uma massagem tecidual profunda. É indicada para o tratamento de celulite e gordura localizada, porque ajuda a eliminar os depósitos de gordura decorrentes da circulação deficiente.
:: Subcisão, lipoaspiração e carboxiterapia: entre os métodos mais invasivos, os principais são a subcisão e a lipoaspiração. O primeiro consiste da quebra das traves de fibrose por meio do uso de uma agulha específica. A lipoaspiração, além de romper as traves, elimina depósitos de gordura localizada. Infelizmente, o benefício destas técnicas pode ser temporário, com a reversão do quadro após certo tempo.
Entre os métodos invasivos, a carboxiterapia é estudada como novo método, mas ainda não existem evidências absolutas em relação à eficácia e segurança deste método a longo prazo.
Além dos tratamentos, também é necessário manter hábitos diários de prevenção, como a prática de atividade física, boa alimentação, ingestão moderada de bebidas alcoólicas e erradicação do tabagismo. Os resultados, de acordo com a fisioterapeuta, são vistos em longo prazo e o paciente deve ter consciência de que não existe a erradicação definitiva do problema.
Notícia
Cigarro, álcool e sedentarismo podem aumentar a celulite, alerta especialista
Conheça os tratamentos mais indicados para eliminar o problema
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: