Os lipomas - nódulos formados por células de gordura que surgem geralmente na idade adulta - podem ser fonte de grande incômodo.
- O lipoma é um tumor benigno. Por isso, não há riscos. E boa parte das pessoas convive com o nódulo a vida toda, sem problemas - afirma o dermatologista Leonardo Abrucio Neto, da Beneficência Portuguesa de São Paulo.
De acordo com o especialista, o tumor costuma aparecer dos 20 aos 50 anos. A dermatologista Márcia Grieco, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, diz que não há uma causa certa.
- O lipoma pode acometer qualquer um. Embora, em alguns casos, haja influência familiar.
De acordo com Abrucio Neto, o nódulo costuma crescer por um ano. Em geral, não atinge mais de dois centímetros, mas há exceções. Depois, estabiliza. Assim que o paciente percebe o problema, deve procurar um médico, para que ele o acompanhe.
Dependendo da localização, o tumor pode causar dor ou provocar um desconforto estético. Márcia afirma que a dor é causada pela pressão sobre o nódulo. Já Abrucio diz que pode haver incômodo quando o nódulo toca um nervo. Nesses casos, uma cirurgia para a retirada do tumor é necessária.
Mentira ou Verdade
Ter uma alimentação menos gordurosa evita o desenvolvimento de lipomas.
Mentira. Apesar de ser formado por células de gordura, os lipomas nada têm a ver com o tipo de alimentação.
É preciso tomar cuidado para que o lipoma não dê origem a um câncer.
Mentira. O lipoma é um tumor benigno e, portanto, não há risco de câncer. Mas, ao identificar o nódulo, é importante ir ao médico, pois há tumores malignos relativamente semelhantes aos lipomas.
Muitas vezes, o lipoma não precisa ser tratado.
Verdade. Como se trata de um tumor benigno, se o nódulo não causa dor ou incômodo estético, não é necessário tratamento. É sempre importante, porém, que um médico acompanhe o tumor.
Um pessoa pode ter mais de um lipoma no corpo.
Verdade. Existem casos de lipomas múltiplos.
Notícia
Nódulos formados por células de gordura podem causar dor e incômodo
O lipoma é um tumor benigno que costuma aparecer dos 20 aos 50 anos
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: