O cansaço físico e mental, que acomete a maioria das pessoas que trabalham por longas horas ao dia, pode ser combatido de forma saudável e natural. Sentimentos de irritação, ansiedade, sono, mal humor podem ser amenizados com a escolha de alimentos que estimulem o funcionamento do sistema nervoso.
Nutrientes, como vitaminas, aminoácidos e minerais de algumas frutas, verduras e carnes têm esse poder, segundo a nutricionista Fernanda Bortolon.
Confira uma lista de alimentos e como cada um pode ajudar no seu dia a dia, preparada pela nutricionista:
Alface: Ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato. A falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço. Use e abuse, inclusive no preparo de sucos, nas saladas cruas e nos chás terapêuticos.
Tomate: Possui grande quantidade de vitamina B6 e vitamina C, substâncias que ajudam a combater a irritação.
Banana: Diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranquilo. Ela tem esses poderes por ser rica em carboidratos , potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique porque possui vitamina B6, garantindo energia.
Maçã: Rica em fibras (principalmente se consumida com casca), carboidratos, vitaminas A, B1, B2, B6, C, minerais como: zinco, magnésio e selênio. Ajuda a combater a ansiedade e relaxa.
Uva: Essa fruta tem uma boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética.
Carne: Esse alimento possui niacina, uma vitamina do complexo B que, quando está em falta no organismo, causa depressão. Também é rica em ferro e cobre, que combatem a anemia e transportam o ferro. O zinco, presente em sua composição, é antioxidante: combate os radicais livres e retarda o envelhecimento. Além disso, seus aminoácidos fazem o cérebro funcionar melhor.
Frutos do mar: Eles têm zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade. Também são boas fontes de proteína e gordura saudável (ômega-3), essencial para o bom funcionamento do coração. Não exagere, pois os frutos do mar também têm colesterol. Ou seja, utilize com moderação.
Ovos: Os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência deles pode causar desânimo, ansiedade e até perda de memória. Dois ovos por semana é uma porção bastante saudável.
Espinafre: A verdura contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Além disso, espinafre tem magnésio, folato e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.
Jabuticaba: Essa frutinha contém ferro (que combate a anemia) e vitamina C (que aumenta as defesas do organismo). Suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. Além disso, a jabuticaba é rica em carboidratos, que fornecem energia e, por isso, melhoram o pique (para não provocar constipação coma, a cada 10 jabuticabas, uma com casca e tudo).
Laranja: Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio presente em sua composição é relaxante muscular e combate o stress. E essa fruta ainda é energética, hidratante e previne a fadiga.
Leite: A falta de vitamina do complexo B pode acabar com seu bom humor. Além de estarem presentes no leite, essas substâncias também são encontradas nas ervilhas, sementes de girassol, batata e peixe. Leite também tem cálcio (que ajuda a relaxar os músculos) e proteínas (que estimulam o sistema nervoso).
Mel: Ajuda o organismo a produzir uma maior quantidade de serotonina, neurotransmissor que está intimamente ligado às mudanças de humor.
Pães: Estimula a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.
Notícia
Alimentos podem ajudar a combater o cansaço físico e mental
Confira uma lista de alimentos e como cada um pode ajudar no seu dia a dia
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: