Nova York – Ariel Winter sabia suas falas: "Senta. Senta. Senta. Senta. Senta." Mas o outro ator, um cão chamado Tigger, não se mexeu.
Winter, amante dos cães, veio para o Animal Haven, um abrigo em Manhattan que encontra casas para cães e gatos abandonados.
Na cidade para promover "Família Moderna", a popular sitcom que ela estrela há 10 temporadas, Winter havia tirado a tarde de folga para ser voluntária no abrigo e gravar um anúncio de utilidade pública.
Em Los Angeles, onde mora, Winter trabalha com o Westside German Shepherd Rescue e o American Humane. Quatro cães (Casper, Chloe, Cash e Cleo) povoam sua casa em Culver City, Califórnia, que ela compartilha com o namorado, o ator Levi Meaden.
"Nossa casa estaria cheia de cachorros se dependesse de mim, mas quatro é nosso máximo agora. Tentamos dar atenção suficiente a todos."
Na Animal Haven, ela queria fazer o que fosse preciso, com um pedido: sem gatos. "Sou alérgica", disse ela a Tiffany Lacey, a diretora do abrigo. "Não fico com urticária ou coisa do tipo, só com o nariz seriamente entupido."
Lacey contou que os gatos foram mantidos em uma área separada e entregou uma camisa roxa dos voluntários a Winter, que combinou alegremente com sua calça xadrez e a bota vermelha.
Em seu primeiro trabalho como voluntária, Winter, que tem uma voz doce e os olhos grandes de um personagem de anime, foi escalada para brincar com Delilah, uma terrier de quatro anos resgatada em Porto Rico. "Oh, garota! Que doce!", disse ela, fazendo carinho nas orelhas do animal.
Delilah tinha outros admiradores para cumprimentar, então Lacey levou Winter em uma turnê pelos canis, quartos confortáveis iluminados por uma claraboia. Ela acenava para cada um dos cães enquanto ouvia histórias de seus resgates.
Um havia tomado um tiro no Alabama, outro fora arrastado por um carro na Flórida, um terceiro tinha chegado recentemente do Irã. Ela esticou a mão para que os cães a cheirassem, e alguns deles enfiaram o focinho pelas grades das janelas para lhe dar algumas lambidas. "Olá, pequenos!", disse ela.
O inverno é misericordioso com os cães. Em casa, eles ficam livres ("nosso sofá nunca vai ter uma boa aparência, mas, para mim, tudo bem", confessou ela), e os três mais velhos costumam ir dormir na cama dela. Cash, um mix de pastor australiano, "dorme na nossa cabeça", contou.
Lacey levou-a a uma sala onde estavam dois labradores mais velhos e desanimados, Dante e Diego. Seu dono havia morrido. "Estou entrando, meninos", disse Winter. Os cães a cercaram, e ela os acariciou até que parecessem um pouco mais alegres. "Meninos felizes ganham guloseimas felizes", disse suavemente. "Vocês, rapazes, vão ganhar um monte de guloseimas hoje." (Eles já foram adotados juntos.)
Após cumprir sua tarefa, Winter saiu da sala, voltou para cima e pegou seu casaco. Sua próxima missão: levar Rumple, um bull terrier com orelhas cortadas e barriga branca, para passear. Lá fora, ele farejava a calçada enquanto Winter segurava sua coleira roxa onde estava escrito "Adote-me".
Ele não quis fazer suas necessidades, mas parecia contente com o ar fresco. "Há um monte de cheiros", disse Winter.
Foram gastos 15 longos minutos para dar uma volta no quarteirão com Rumple. Quando ela voltou, era hora de encontrar o cão certo para o anúncio de utilidade pública, que apareceria na conta do abrigo no Instagram. Esse é o tipo de rede social de que Winter gosta. Quanto ao resto, ela disse: "Todo mundo está observando a todo momento, por isso é realmente difícil apenas viver a vida."
Estrela de "Família Moderna" desde que tinha 11 anos, Winter tem hoje 20. (Seus planos para seu aniversário de 21 anos: "Vou para Las Vegas. Jogo pôquer desde os seis anos.") Os fãs a viram crescer, na tela e fora dela, e analisam seu corpo, suas roupas, seus relacionamentos.
Uma das coisas boas sobre os cachorros? Eles não julgam.
Mas a maioria de cães não se sente tão confortável quanto ela na frente da câmera. Shannon Kirkman, diretora de marketing do abrigo, primeiro tentou filmar Marty, um cão amarronzado resgatado durante uma recente tempestade de neve em Nova York. Mas Marty não estava pronto para um close-up, desaparecendo quando as guloseimas não eram oferecidas.
"Ele ainda está muito confuso sobre o que está acontecendo", disse Kirkman.
"Ele é tipo: 'Não gosto da calça dessa mulher'", disse Winter. O xadrez foi uma escolha ousada. Talvez os cães julguem?
Tigger, o cachorro saltitante que Winter conheceu, era o próximo. Eles tentaram se ajeitar, mas, apesar do encorajamento dela, a câmera não era para ele. "Você é como meus cães", disse Winter, oferecendo-lhe um brinquedinho. "Não presta atenção."
Mais um cão tentou antes que ela finalmente conseguisse com Abbi, uma chihuahua dourada que vive no abrigo com sua irmã Ilana. Abbi é descrita no site do abrigo como uma menina nervosa, mas estava contente por se aninhar nos braços de Winter. Ela era a coestrela perfeita.
"Por favor, considere doar para ajudar esses belos bebês", disse Winter para a câmera enquanto acariciava Abbi.
Por Alexis Soloski