Ao menos oito mulheres acusaram o ator norte-americano Morgan Freeman, de 80 anos, de assédio sexual e conduta inapropriada, informou nesta quinta-feira (24) a emissora CNN.
Segundo a publicação, o ator teria assediado por vários meses uma jovem assistente de produção do filme Despedida em Grande Estilo, estrelado por Freeman e lançado em 2017. A mulher revelou que diversas vezes foi tocada pelo ator e que Freeman também fazia comentários sobre suas roupas e seu corpo.
De acordo com a CNN, em uma das ocasiões Freeman teria tentado levantar a saia da assistente e chegou a perguntar se ela estaria usando roupas íntimas. Outra mulher da produção do filme Truque de Mestre, de 2013, acusou o ator de ter assediado ela e sua assistente, tendo diversas vezes feito comentários sexistas sobre seus corpos.
— Ele fez comentários sobre os nossos corpos. Nós sabíamos que se ele viesse (ao estúdio) não poderíamos usar nenhum top que mostrasse nossos seios — disse a mulher.
No total, 16 pessoas denunciaram o ator por comportamento inapropriado, sendo que oito delas revelaram ter sofrido abuso sexual de Freeman. Além disso, todas elas afirmaram que ele fazia as mulheres se sentirem desconfortáveis no ambiente de trabalho, com comentários inapropriados feitos em público. Segundo as denunciantes, ninguém revelou antes os assédios porque temiam perder seus empregos.
Aos 80 anos, Morgan Freeman é um dos mais premiados atores de Hollywood. É conhecido por seus trabalhos em diversos filmes como Conduzindo Miss Daisy (1989), Os Imperdoáveis (1992) e Menina de Ouro (2004), pelo qual venceu o Oscar de melhor ator coadjuvante. A CCN informa que tentou entrar em contato com a equipe do ator, mas não teve sucesso.