Autor de canções consagradas na música brasileira, como Desafinado e Chega de Saudade, João Gilberto foi alvo de uma ordem de despejo. A ação o obrigou a abandonar o apartamento de cerca de 140 metros quadrados que mantinha no oitavo andar de um edifício no Leblon, bairro de classe média alta do Rio de Janeiro. As informações foram dadas nesta segunda-feira (30) pelo jornal Folha de S. Paulo.
De acordo com a publicação, o músico deixou a residência após uma interdição temporária concedida na Justiça à filha de João, a também cantora Bebel Gilberto, em novembro. Ela declarou que o pai, que tem 86 anos, está com a saúde fragilizada e é incapaz de cuidar da própria vida.
Em março, Bebel conseguiu autorização judicial para arrombar o apartamento de João, o que, de acordo com a Folha de S. Paulo, não foi necessário. O músico, agora, estaria residindo em um apartamento na Gávea com nova companheira Maria do Céu Harris - com quem João já havia tido um relacionamento anteriormente . Segundo fontes ouvidas pelo jornal, o músico aparenta boa forma e, inclusive, bom estado mental.
— Também me pareceu lúcido — disse o médico Jorge Jamil, que o consultou pela última vez há seis meses.
Quando pediu a interdição do pai, Bebel citou que era para "por fim aos negócios temerários que João vinha sendo orientado a firmar, que resultaram na atual condição de quase miserabilidade do artista".
Desde o cancelamento da turnê que o músico faria em 2011, quando completou 80 anos, os problemas financeiros se agravaram. Isso porque o cantor chegou a receber uma parte do pagamento adiantado pelos shows, que não teria sido devolvida.
Há ainda um imbróglio familiar no meio disso tudo. Os filhos mais velhos do cantor e compositor, João Marcelo e Bebel, estão brigando na Justiça contra a ex-companheira do pai, Cláudia Faissol, com quem João tem uma filha, a caçula Luiza. Eles acusam Cláudia de usar o nome do pai da bossa nova para ganhar dinheiro, fazendo-o assinar contratos sem saber do que se trata. Claudia, no entanto, nega qualquer interferência nos negócios de João.