Conhecida pelo comportamento ousado, a escritora, apresentadora e roteirista Fernanda Young decidiu desafiar o Instagram publicando uma foto com os seios à mostra. Na madrugada desta quinta-feira (1), ela fez a seguinte pergunta na legenda: "Teste: em quanto tempo essa foto será censurada?".
A rede social que pertence ao Facebook, de Mark Zuckerberg, costuma ser criticada por deletar automaticamente fotos com nudez, mesmo quando não há conotação sexual.
A foto de Young gerou burburinho, com comentários contra e a favor. "Ela já é empoderada e pode fazer o que quiser, postar o que quiser e quando quiser. E daí se ela quis levantar os braços? E daí que é uma zona considerada erótica? O corpo é dela. Ela faz o que quer e ninguém tem que dar pitaco", defendeu uma seguidora. "Jamais deverá ser censurada a beleza de uma mulher! Amei, foto sem ser vulgar!", apoiou outra.
Entre 2002 e 2003, Young fez parte da primeira formação do Saia Justa ao lado de Rita Lee, Marisa Orth e Mônica Waldvogel, no que se tornou o formato mais celebrado do programa do GNT, que trata do comportamento da mulher confrontado estereótipos. Ela ficou conhecida pelos livros Vergonha dos Pés (1996), sua obra de estreia, e A Sombra das Vossas Asas (1997). Também atuou no cinema e na televisão, escrevendo o roteiro da série Os Normais, que depois virou filme.