Se você nasceu antes da primeira metade dos anos 1990, é bem provável que nunca tenha ouvido falar em Viih Tube, apelido de Vitória Moraes. Mas, acredite, a jovem paulista de 17 anos é um fenômeno. Desde os 13, comanda um canal no YouTube no qual, além de jogos, divide dicas que vão de produtos de maquiagem a material escolar. Talvez isso não lhe soe muito atraente, mas a verdade é que, no site de vídeos, ela conta com mais de 4 milhões de inscritos – no Instagram, o número sobe em mais de um milhão. E é embalada por esta legião de fãs que a menina chega a Porto Alegre neste sábado (26) para apresentar o espetáculo Mas Ele É Meu Primo, no Teatro Novo DC (Frederico Mentz, 1.561).
Em cena, Vitória mostra duas facetas diferentes das que a tornaram famosa: a de escritora, assinando o roteiro, e a de atriz, estrelando a peça. Mas Ele É Meu Primo não trata exatamente sobre um primo, mas tipos de. Dividida em 10 esquetes – todas protagonizadas por ela, Renato Cunha (seu primo no palco e na vida real) e Marina Mony –, a montagem traz diferentes perfis: o mentiroso, o queridinho da família, o distante etc. desse universo.
Leia também
Quem são os youtubers brasileiros vistos por milhões
"Sua Cara": sucesso de Anitta e Pabllo Vittar ganha paródias de youtubers
– É uma peça muito legal porque as pessoas acabam pensando na família, em algumas pessoas que às vezes não veem há muito tempo – conta, em entrevista a ZH por telefone.
A apresentação em Porto Alegre, aliás, encerra uma trajetória iniciada há dois anos, quando o espetáculo estreou. De lá para cá, rodou cidades Brasil afora e o resultado geralmente é o mesmo: casa cheia, em algumas oportunidades com sessões duplas. Pela experiência, a expectativa é que outros projetos surjam no futuro.
– A turnê em si é muito gostosa. Não porque era a minha família, meu primo e minha amiga atuando comigo, mas porque a energia do público é uma coisa maravilhosa, e eu quero isso para a minha vida toda.
E para quem acha que o palco pode causar algum estranhamento para quem fez fama em frente a uma câmera amadora dentro do próprio quarto, Vitória já está habituada. A garota conta que já possui DRT (documento de registro como atriz) e sempre sonhou, independente da carreira como youtuber, em atuar.
– Eu estava em dúvida (sobre qual curso seguir na faculdade) entre Artes Cênicas e Cinema, mas esse ano me deu uma luz, e eu decidi que é Cinema. Eu já terminei a minha escola de teatro, mas tenho muito o que aprender e aperfeiçoar, como qualquer ator.
Pelos planos da garota, se você não a conhece do YouTube e não está interessado em vê-la no teatro, é possível que, em um futuro próximo, acabe se deparando com ela na sua televisão. Vale esperar.
MAS ELE É MEU PRIMO
Sábado, às 18h30min. Classificação: livre
Teatro Novo DC (R. Frederico Mentz, 1.561)
Ingressos: R$ 60 (plateia alta e baixa, 1º lote), R$ 40 (plateia alta e baixa, promocional).
Pontos de venda: na bilhateria do local e no site blueticket.com.br – sujeito a taxas de conveniência.