O ator norte-americano Michael Parks, que tem em seu currículo participações em mais de 100 filmes e produções de TV, morreu na última terça-feira. Ele tinha 77 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Nascido em Corona, na Califórnia, seus primeiros trabalhos nada tinham a ver com atuação: ele colhia frutas, dirigia caminhões e combatia incêndios florestais. Sua carreira começou mesmo em 1961, no sitcom The Real McCoys.
Leia mais:
Ator Nelson Xavier morre aos 75 anos
Ator francês Alain Delon anuncia fim da carreira, aos 81 anos
Em sua prolífica trajetória, Parks trabalhou em diversas oportunidades com o cineasta Quentin Tarantino, sendo dirigido por ele nos filmes Kill Bill Volumes 1 e 2 (2003 e 2004), À Prova de Morte (2007) e Django Livre (2012). Ele também participou de Planeta Terror (2007) e Um Drink no Inferno (1996), ambos dirigido por Robert Rodriguez, mas que têm Tarantino como produtor ou roteirista (caso do segundo longa citado).
Parks também tem sua trajetória marcada por suas parcerias com o diretor Kevin Smith, que lhe escreveu papéis em Tusk (2014) e Seita Mortal (2011). Em sua página no Instagram, o cineasta lamentou a morte do ator:
"Odeio falar que minha inspiração cinematográfica Michael Parks morreu. Ele era, e sempre será, o melhor ator que já conheci. Eu escrevi Red State (Seita Mortal) e Tusk para ele. Eu amava sua atuação (...) Tenho sorte de tê-lo conhecido e trabalhado com ele. Meu coração está com James (filho de Michael), Oriana (sua esposa), Quentin Tarantino (o maior fã de Michael) e qualquer amante do cinema ou da música que já tenha sido deslumbrado com o talento de Michael Parks. Adeus, velho amigo", escreveu Smith.
Ele também trabalhou em longas como Argo (2012) e O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (2007). Na televisão, Parks atuou em séries como Twin Peaks, Then Came Bronson e The Colbys.
Segundo informações da Rolling Stone, o ator ainda deixará um filme inédito: Hostiles, dirigido por Scott Cooper, que conta com Christian Bale e Rosamund Pike no elenco, e tem previsão de estreia para este ano.