Até as 20h30min, mais de 5,6 mil pessoas passaram pelo velório de Belchior no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, segundo informações do jornal O Povo. O balanço foi divulgado pela assessoria do Instituto na noite desta segunda-feira.
Entre o público que passou pelo velório estava o ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), que falou ao O Povo sobre a imortalidade da obra do cantor e compositor Belchior.
– Eu andava atrás do Belchior há muito tempo, e eu conheço essa inquietação dele desde sua mais tenra juventude. Um camarada que foi vocacionado para a poesia, conhecia a profundidade da palavra, da expressão poética da palavra, sintonizado no tempo de uma forma impressionante. E se você simplesmente olhar a música De Primeira Grandeza, é um filósofo poetando como muito raramente há de se achar na língua portuguesa. E olhe que eu sou um amante da língua portuguesa – disse Ciro. – Eu tenho uma saudade, uma dor com essa perda. Ontem, não resisti a não chorar muito porque ninguém interpretará jamais o Ceará, os jovens brasileiros daquele tempo, que é o meu caso, que vim morar numa pensão embalado e tendo privilégio de conhecer o cantor – completou.
Leia mais
"Ela não o deixava sair", diz amigo de Belchior sobre mulher do cantor
Belchior em 1977: "Quero cantar até quando tiver 120 anos"
Jeferson Tenório: "A melhor lembrança daquela noite foi a imagem de Belchior tranquilo e feliz"
Morto no domingo, em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, Belchior voltou para o Estado natal para ser velado e sepultado. Depois do velório em Sobral, município a 240 km de distância de Fortaleza, onde o músico nasceu e viveu até os 16 anos, o corpo foi transportado para a Capital cearense. Às 15h, chegou ao Dragão do Mar e foi recebido por familiares próximos. Por 40 minutos, a família teve seu tempo para reencontrar o parente.
O corpo permanecerá no Centro Cultural Dragão do Mar até esta terça-feira. Às 7h, será realizada uma missa em homenagem ao cantor e compositor. Na sequência, Belchior será levado para o Cemitério Parque da Paz. O sepultamento está marcado para ocorrer às 9h.
* Com informações de Estadão Conteúdo