O ator austro-americano Arnold Schwarzenegger, 69 anos, aproveitou sua passagem por São Paulo para conhecer a rede cicloviária da cidade no último domingo. Segundo a página de cicloativistas e ciclistas Bike Zona Sul, o astro de Hollywood pedalou pela ciclovia das Avenidas Engenheiro Luís Carlos Berrini e Doutor Chucri Zaidan, na zona sul da capital, desde a Vila Olímpia até o Morumbi, onde seguiu em direção à Marginal do Pinheiros.
O ator veio ao país para participar da quinta edição do Arnold Classic 2017, uma das principais feiras de nutrição do mundo. Foi a primeira vez que o evento esportivo ocorreu em São Paulo. Nesta segunda-feira, Schwarzenegger foi recebido pelo prefeito João Doria (PSDB) na sede da prefeitura, no centro.
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Segundo os organizadores da feira, eram esperados cerca de 4 mil congressistas, entre professores de Educação Física, nutricionistas e profissionais ligados à Medicina Esportiva, além de 80 mil participantes. A estimativa era de que o evento movimentasse R$ 100 milhões.
Ciclovias
Schwarzenegger tem o hábito de pedalar nas cidades que visita e havia afirmado que gostaria de conhecer as ciclovias de São Paulo. O Bike Zona Sul ressaltou a importância da ciclovia da Berrini como ligação da rede.
"Ela possui diversas opções de destinos para os cidadãos que usam a bike como modal de transporte, como Itaim Bibi, Pinheiros, Vila Madalena, Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) e Vila Leopoldina ou prosseguir rumo a Moema, Ibirapuera, Jardim Europa, Paulista, centro ou até zona norte, tudo somente por ciclovias", declarou o grupo.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a capital paulista tem atualmente 498,3 quilômetros de vias com tratamento cicloviário permanente, sendo 468 quilômetros de ciclovias e 30,3 quilômetros de ciclorrotas.
A implantação dos espaços exclusivos para as bikes foi uma das principais bandeiras do ex-prefeito Fernando Haddad (PT).
Na última quinta-feira, o secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda, afirmou que a atual gestão estuda mudanças na malha cicloviária da cidade. Uma delas seria a desativação da estrutura na Rua da Consolação, na região central, por ser considerada pelo secretário perigosa na descida sentido centro.
* Estadão Conteúdo