Morreu hoje, aos 98 anos, o músico Mariano Mores, lenda do tango e um dos músicos homenageados pelo projeto Café de Los Maestros. O anúncio foi feito por um de seus netos, Gabriel Mores, também cantor, músico e compositor.
"Adeus, avô querido! Vou sentir sua falta! Mas tuas lembranças e tua música estarão sempre em mim. Obrigado por seu exemplo de vida", escreveu Gabriel em um post no Facebook.
Mariano era um artista completo. Fez de tudo: além de ser prodígio no piano e um grande compositor, chegou inclusive a ser galã de cinema. Compôs tangos famosos como Cafetín de Buenos Aires, Cuartito Azul e Taquito Militar.
Nascido em Buenos Aires em fevereiro de 1918, Mariano Alberto Martínez, seu nome de batismo, foi um dos grandes expoentes do tango. Começou a carreira aos 14 anos no Café Vicente, famoso ponto de tango na rua Corrientes, centro da capital argentina, acompanhando o conjunto La Cuyanita e, depois, o pianista Roberto Firpo.
Já entre 1939 e 1948 integrou a orquestra de Francisco Canaro como solista de piano. Logo partiu para projetos próprios, experimentando com sextetos rítmicos e tangos com orquestras sinfônicas.
Completou sua faceta artística fazendo aparições em longas-metragens. Na ficção, seus pares românticos foram grandes atrizes como Mirtha Legrand e Diana Maggi. Em sua longa trajetória na arte, destacou-se também como arranjador e diretor de orquestra, consagrando-se com uma série de concertos no Lincoln Center, em Nova York, além de ter regido a Orquestra Sinfônica de Londres e a Sinfônica de Montevidéu.
Em 2011, despediu-se dos palcos com dois concertos lotados no teatro Gran Rex, em Buenos Aires. Quatro anos depois, em agosto de 2015, recebeu grande homenagem no Teatro Colón, o mais tradicional da capital argentina, com uma celebração durante a abertura do Festival y Mundial de Tango de la Ciudad. O neto de Mores, Gabriel, regeu um sexteto de cordas, acompanhados por quarenta músicos da Orquestra Filarmônica de Buenos Aires, para recordar os sucessos do avô. Naquela noite, Mores assistiu ao concerto via streaming. Debilitado, não quis estar "ausente" à comemoração, gravando um áudio para saudar o público: "Boa noite, amigos de sempre. Deixo a vocês meu coração e fiquem na companhia de minha orquestra".