O WhatsApp facilitou muito a vida dos usuários no que diz respeito a troca de mensagens — e o aplicativo deve liberar uma série de novas funcionalidades nos próximos dias. As informações são do site especializado WABeta Info, que é conhecido por antecipar as novidades do app administrado pelo Facebook.
Veja algumas das prováveis novidades:
Áudio sem precisar segurar na tela (agora para Android!)
Desde o final de novembro, os usuários do sistema Apple já conseguem bloquear o gravador com um cadeado sem a necessidade de ficar segurando na hora de enviar um áudio. Essa possibilidade agora foi estendida aos usuários de Android, após uma nova atualização divulgada nesta semana.
Atualizações de status na tela bloqueada
Para os usuários que são viciados em conferir o status dos amigos, o WhatsApp liberou uma pré-visualização dos últimos publicados na tela bloqueada. Para isto, basta deslizar o cursor para a direita, até encontrar a janela do mensageiro na listagem. Esta opção está liberada, por enquanto, somente para usuários do sistema iOS.
Modo escuro
Fica incomodado com a luminosidade do WhatsApp ao utilizá-lo em lugares escuros? Este problema também está sendo corrigido com uma opção de "modo escuro", que será liberada na próxima versão do aplicativo para o sistema iOS. Os usuários poderão tornar a tela preta, com letras em branco, para facilitar a leitura. Uma imagem de como será a visualização já está circulando em redes sociais como o Reddit:
Ouvir um áudio e abrir outro aplicativo ao mesmo tempo
Esta funcionalidade irá agradar a quem recebe áudios longos. Os usuários do sistema iOS já podem dar o play nas gravações e abrir outros aplicativos ao mesmo tempo – o áudio continua sendo executado até o final. Esta possibilidade deve chegar ao Android nas próximas semanas.
Tamanho do grupo
Se você achava que 250 era um número relativamente bom para quantidade de integrantes de um grupo, o WhatsApp vai surpreender: o mensageiro está estudando aumentar o limite para até 4.096 participantes.
Enquete e fixar mensagem
Novas opções devem pintar dentro das conversas. A principal delas é a realização de enquetes – o que vai ser ótimo para decidir alguma coisa em grupos. Outro recurso será a permissão para que o usuário “fixe” algo que foi enviado anteriormente no topo do chat e, além disso, que ele escolha um apelido para cada pessoa (isso quando se deseja esconder o número do telefone de alguém para os outros contatos).