O desenvolvimento de uma cidade é sempre cheio de histórias. Porto Alegre estabeleceu o seu Centro às margens do Guaíba, um dos cartões-postais da capital dos gaúchos. Mas uma região longe das águas conquistou o coração de muitos moradores por equilibrar qualidade de vida e a inovação. A Avenida Nilo Peçanha é hoje um dos símbolos da cidade e não é à toa. A via foi testemunha da evolução urbana da área leste, atualmente uma das mais cobiçadas por quem quer empreender ou morar na Capital.
Morador apaixonado pela região, o jornalista Tulio Milman é quem guia os espectadores de “Nilo – Uma História de Futuro”, série de cinco episódios no YouTube que aborda um pouco da trajetória e dos diferenciais da Nilo Peçanha. Trocando ideias com quem viu nascer empreendimentos hoje clássicos, como o Porto Alegre Country Club, os colégios Anchieta e Farroupilha e o Shopping Iguatemi, Milman relembra etapas de sua juventude e também descobre lugares surpreendentes que, muitas vezes, são imperceptíveis para quem passa apressadamente pela região.
A Nilo Peçanha atualmente protagoniza algumas das mais significativas melhorias urbanas vividas por Porto Alegre, responsáveis por colocar a cidade como uma das principais tendências entre os destinos turísticos dentro do Brasil, como mostrado na série. Há também investimentos em inovação, sobretudo no setor de serviços e comércio, que representam 91% do PIB da capital gaúcha. A mobilidade urbana também é destaque na região, e a avenida será uma peça-chave para os próximos investimentos no setor, o que promete trazer ainda mais qualidade de vida para quem reside e empreende na região.
O secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, explica, por exemplo, que existe uma perspectiva de transformação urbana da avenida, criando uma conexão do Parque Germânia com a Praça da Encol e a Orla do Guaíba por meio de uma ciclovia.
– Isso qualifica o desenho urbano dos passeios, trazendo uma uniformidade. A nossa ideia é tornar a Nilo Peçanha a rua mais sustentável do Brasil – anuncia.
Os investimentos para alcançar essa meta já começaram e serão apresentados nos episódios que serão veiculados nas próximas semanas.
Um dos pontos de maior destaque para o local ocupar este posto é o chamado conceito de caminhabilidade (walkability, em inglês). Isso significa que quem mora nas redondezas consegue resolver tarefas do dia a dia, como ir ao supermercado ou realizar exames médicos, a pé. O bairro apresenta passeios públicos bem conservados, uma quilometragem significativa de ciclovias, praças com espaços para lazer e atividade física, além de um comércio de produtos e serviços diversificado.
Acompanhado de quem vive e investe na Nilo Peçanha, Tulio Milman irá destacar a importância do polo de educação da região, sua diversidade de praças e parques, serviços e comércios, além de sua variada gastronomia, traçando um panorama das conquistas e também das novas possibilidades da avenida. A estreia de “Nilo – Uma história de futuro” promete conquistar novos apaixonados por um dos melhores locais para se viver em Porto Alegre.
O próximo episódio da série poderá ser assistido no dia 1º de novembro e retratará a tradição e a inovação da Avenida Nilo Peçanha.