Consultar não é exatamente uma atividade empolgante e, por vezes, chega a ser temida pelos pequenos. Mas se o cenário lembrar a familiaridade e a diversão de um aposento infantil, a experiência pode ser agradável. Foi este o princípio que norteou a arquiteta Erika Muller Listo no projeto de uma clínica de pediatria e ginecologia de 60m².
O consultório de ginecologia e obstetrícia, que recebe as pacientes mulheres, é decorado em estilo clássico e feminino, com tons e texturas suaves. A delicada luminária pendente sobre a mesa da médica é toda em cristais. O painel em laca com desenhos vazados sobre um fundo de vidro dá privacidade à área de exames, mantendo a leveza, explica Erika, que é pós-graduada em arquitetura hospitalar.
Os espaços que recebem crianças, por sua vez, são decorados com imagens lúdicas e brinquedos. A área kids da sala de espera inclui uma bancada para desenhar, brincar, ler livrinhos ou assistir a programas infantis na TV. Na sala de exame, o adesivo ilustrado da parede sobe até parte do forro, para a criança continuar se distraindo com as imagens quando for deitada.
O consultório pediátrico lembra um quarto de bebê, o azul do papel de parede da Decorwall e os quadros de ursinhos "emolduram" o médico, explica Erika. Os móveis não têm cantos vivos, para evitar machucados, e o porcelanato acetinado antiescorregões complementa a segurança. Com o mesmo propósito, filtros, cafeterias e outros equipamentos estão em posições altas. Ao alcance das mãozinhas estão apenas brinquedos.
Todos os móveis do consultório são feitos em melamina (cor Cinza Cristal), material lavável e resistente e os detalhes azuis em laca fosca, afirma a arquiteta. A madeira utilizada foi o Noce Naturalle e as pedras, em sua maioria, são no Mármore Calacata Paraná, que têm fator de absorção e resistência similares aos granitos, mas com a beleza do mármore, explica Erika.