Faltam ainda alguns meses para 2019 terminar, mas os especialistas já estão de olho nas tendências do próximo ano. Com a vida cada vez mais corrida, o repouso é visto como um luxo, logo, nada mais conveniente de que a cor de 2020 ofereça uma fuga ao agito, não é mesmo? E é justamente isso que a Porcelana Chinesa (PPG 1160-6), da Tintas Renner by PPG, sugere. O tom, uma mistura de azul cobalto, proporciona tranquilidade e relaxamento, necessários para acalmar o mundo agitado. Dee Schlotter, gerente sênior de cores da empresa, explica o motivo da escolha:
– A necessidade de mais simplicidade e fuga da tecnologia é, em parte, o motivo pelo qual os consumidores estão preferindo tons como a Porcelana Chinesa, nos aproximando de elementos naturais como o céu e o mar, transmitindo serenidade em qualquer espaço.
Ao longo de vários dias, especialistas da empresa analisaram estilos de vida, dados demográficos, geografias, motivações sociais mundiais e interculturais para determinar quais as tendências mundiais de cores. De acordo com Schlotter, os consumidores estão abandonando os tons de cinza e buscando cores que agradam seus sentidos. O azul é o ponto de partida mais natural e a Porcelana Chinesa da Tintas Renner PPG transmite toda a energia e o brilho do azul cobalto, uma tendência que está dominando a indústria automotiva, de eletrônicos e da moda.
Na decoração
Mas, afinal, como colocar em prática a cor na decoração da sua casa? A arquiteta Lúcia Hernandez considera a Porcelana Chinesa – e as variações de azul – um tom de muito potencial, praticamente um curinga nos projetos. A profissional afirma que dá para fazer muitas combinações, inclusive em ambientes comerciais. Entre as possibilidades, Lúcia sugere os tons terrosos, como caramelo e amarelo queimado, e pisos amadeirados. Para quem não gosta muito de ousar e prefere um aspecto clean, a dica da arquiteta é misturar com branco. Confira as dicas:
- Cozinha: o mais comum é adicionar a cor na marcenaria, geralmente, nas portas dos armários ou na bancada.
- Banheiro: o revestimento é a melhor opção para incluir azul na decoração, mas não é uma regra. Uma pia ou gabinete com o tom também traz charme ao ambiente.
- Salas: quem é fã do estilo industrial, pode adicionar o preto.
- Dormitórios: pode ser inserido também nos detalhes, como em elementos de decoração.
Para combinar as cores de um jeito fácil, veja as dicas da fórmula 3C da Tintas Renner by PPG:
- Cores claras devam predominar numa proporção de 60% da área pintada. Em um ambiente de quatro paredes, duas ou três paredes podem utilizar uma tonalidade clara.
- Uma cor intermediária é ideal para compor 30% da área pintada. Uma parede, por exemplo, pode ser o ponto de destaque do seu ambiente.
- Use uma cor mais intensa nos detalhes em 10% do seu ambiente. Colunas, molduras ou itens de decoração podem completar sua combinação de cores.