O ousado visual, o generoso espaço, o alto desempenho e a sofisticada tecnologia qualificam o e-tron como um dos veículos mais avançados do mundo. O utilitário esportivo Audi 100% elétrico esbanja adjetivos, surpreende nos detalhes e conquista pelo conjunto. Rodamos cerca de 400 quilômetros em Porto Alegre e na serra gaúcha com um Audi e-tron Performance, que tem preço promocional de R$ 459.990.
O e-tron é o tipo de carro que nos atrai, descobrimos aos poucos e, quanto mais conhecemos, mais admiramos. Estimula, desafia e testa nossos limites ao provocar fortes emoções. O utilitário esportivo Audi impressiona pelo design, tecnologia e prazer em dirigir. Comandar o e-tron foi uma experiência única, diferente e incrível.
A tecnologia dos carros elétricos avançou e, em modelos como o e-tron, além da cidade, facilitou o uso também na estrada. O utilitário esportivo Audi tem autonomia para 436 quilômetros (ciclo europeu) , que depende da forma de condução, e nos permitiu rodar em Porto Alegre e na Serra.
O utilitário esportivo elétrico chamou a atenção nas ruas, com olhares curiosos, e nas redes sociais quando foi postado material do carro.
Vieram muitas perguntas curiosas como as que respondemos a seguir:
“É parecido com o Audi Q5?”, “Onde conseguiram recarregar a bateria?”, “Qual a sensação de andar nele?”, "É seguro e confortável?", "Quanto custa?"
Silêncio surpreendente
Acesso por aproximação e partida por botão. A jornalista Priscila Nunes percebeu que, ao entrar no e-tron, seria um test-drive animado, diferente e surpreendente:
— O silêncio chamou a atenção e o único barulho que escutávamos era o vento batendo na janela do carro. Conferi algumas vezes se o carro estava ligado mesmo, pois não havia quase ruído. Às vezes, apenas o pneu tocando no asfalto.
Apesar dos quase cinco metros e peso de mais de duas toneladas e meia, o Audi elétrico foi ágil nas ruas. Aceleração rápida, bastou pisar no acelerador para respostas fortes, o que facilitou a condução na cidade. Na estrada, mostrou a versatilidade do conjunto propulsor, suspensão e tecnologia.
Saímos de Porto Alegre com a bateria disponível para 380 quilômetros. Ao subir a Serra, questionamos a autonomia e se conseguiríamos voltar tranquilamente. Concordei com Priscila, pois pela pressão no acelerador chegamos em Gramado com 50% da carga e autonomia de 190km, o que nos preocupou.
Rodamos por Gramado e Canela, descemos pouco do carro, com os cuidados exigidos pela pandemia. Na dúvida sobre a autonomia, resolvemos ver se teríamos onde recarregar a bateria. Priscila pesquisou na internet e encontrou o aplicativo PlugShare com os locais disponíveis, o que nos ajudou.
— Através do App, localizamos um hotel seis estrelas de Gramado. A atenção, as informações e o atendimento dos funcionários foram excelentes. Deixamos o carro no pátio para carregar a bateria por cerca de 45 minutos, o que gerou uma autonomia de 30 quilômetros a mais. Conhecemos o luxuoso e sofisticado palácio e ainda tomamos um cafezinho — agradeceu a jornalista.
Na volta, a descida da Serra ajudou. O sistema de recuperação de energia nas desacelerações e frenagem aumentou a autonomia para 240 quilômetros. Foi importante controlar o acelerador sem exagerar na velocidade. Seguimos testando o elétrico que se saiu melhor. Com as pisadas no freio, recarregou a bateria por um bom trecho. Para nossa tranquilidade, chegamos em Porto Alegre com carga para ainda 100 quilômetros.
Alto desempenho
A direção elétrica e a suspensão foram precisas em trechos sinuosos e garantiram perfeita estabilidade, apesar da altura e peso do utilitário esportivo. O conjunto passou a sensação de total controle do veículo nos dois trechos. Os recursos eletrônicos facilitaram o comportamento do e-tron .
Os dois motores elétricos, um em cada eixo. A potência combinada é de 408 cv e a força (torque) de 67,4 kgfm. O dianteiro gera 168 cv e força de 30,9 kgfm, e o traseiro, 188 cv e 35,7 kgfm. A tração quattro, elétrica nas quatro rodas, distribuiu a força nos dois motores de acordo com as necessidades do e-tron.
Na maior parte do tempo, foi usado o propulsor traseiro. Na subida da Serra, o sistema também distribuiu a força no eixo dianteiro. Nos dois percursos, testamos vários dos sete modos de condução como o automático, o confort, o efficiency e o diymanic, que ajustaram o comportamento e os parâmetros do motor, força, direção, tração, direção e suspensão, entre outros.
Sofisticação e tecnologia
Os bancos dianteiros com ajustes elétricos acomodaram bem. O ar-condicionado de quatro zonas – duas para os bancos traseiros – garantiu temperatura perfeita e dificilmente desagradará alguém dentro do carro. O teto solar panorâmico garantiu generosa luminosidade interna.
Sofisticação e tecnologia definem muito bem o utilitário esportivo Audi. Interior maravilhoso e perfeito como o jovem gosta. Quadro digital de instrumentos personalizável, multimídia MMI com navegação interativa com Android Auto e AppleCarplay e comando por toque e voz.
As duas telas do console atraíram a atenção da editora digital. A superior, com 10,1 polegadas, permitiu o controle de informações, entretenimento, navegação e configurações.
— Adorei acompanhar o desempenho da tela, as câmeras de 360 graus, interessantes ao projetar o carro que pareceu um desenho de filme e lembrei muito dos meus primos que iriam gostar.
Na inferior, de 8,6 polegadas, ficam entrada de texto, acionamento do ar-condicionado e modos de condução, entre outros. Foi na iluminação do ambiente interno em LED que Priscila se divertiu e testou as 30 cores disponíveis trocando uma por uma..
Com 4,901 metros de comprimento, 2,043 metros de largura, 1,629 metro de altura e 2,928 metros entre eixos, o utilitário esportivo acomoda bem cinco ocupantes. O assoalho plano garante bom espaço para o passageiro do meio no assento traseiro. O porta-malas com altura ajustável e acionamento elétrico leva de 600 litros a 1.725 litros com o banco traseiro rebatido.
Os faróis e as lanternas em LED são separados pela grade octogonal parcialmente aberta. Na parte inferior dos faróis, linhas horizontais criam a assinatura e-tron nas luzes diurnas (DRL). O logotipo e-tron na cor laranja está nas laterais e na tampa de abertura do carregador. Na traseira, a assinatura ótica mantém o design inaugurado no Audi Q8 com as lanternas em LED interligadas. Para completar, o teto solar panorâmico.
O e-tron chama a atenção pelas linhas, conforto e detalhes. O potente conjunto propulsor e a avançada tecnologia que auxilia a condução e aumenta a segurança qualificam o utilitário esportivo. Como solução para a mobilidade do futuro, o Audi 100% elétrico premium estimula um exercício de imaginação. Está distante do poder aquisitivo do brasileiro e sente a necessidade de uma rede de postos de recarga de baterias, reduzida, mas que avança no país.