* Publicado no blog Gilberto Leal em 05 de março de 2016
O visual exclusivo, o acabamento interno e o ronco encorpado do motor chamam a atenção mas é o desempenho que faz a diferença como um autêntico esportivo. Desenhado e desenvolvido pela Renault Sport, na França, em conjunto com o Renault Design América Latina e com Renault Tecnologia Américas, o Sandero R.S. 2.0 traz mudanças visuais, no conjunto propulsor em internas. O design ousado do R.S chama a atenção e mostra a sua vocação esportiva. A base do para-choque remete os monopostos da Fórmula-1 e as generosas entradas de ar receberam acabamento em prata e preto brilhante. Para completar, a iluminação diurna em LEDs, rodas e retrovisores pretos e apliques laterais, aerofólio, lanternas com máscara e difusor traseiro. Completo, com rodas de 17 polegadas, o Renault Sandero R.S 2.0 custa R$ 59.880.
O motor 2.0 aspirado de 145 cv (gasolina) a 150 cv (etanol)atua em conjunto com câmbio manual de seis velocidades. As modificações incluem novos mapeamento, pressão da injeção de combustível e sistema de exaustão maior e de duplo escapamento. As relações de marchas foram encurtadas com respostas rápidas ao acelerador. As rodas são de 17 polegadas com freios a disco ventilados de 280 milímetros da dianteira e 240 mm atrás. Conforme a Renault, o Sandero R.S 2.0 acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos e atinge a velocidade máxima de 202 km/h.
Na cidade, o conjunto propulsor responde rápido, mas é na estrada que o hatch mostra sua versatilidade e valoriza a esportividade. A altura reduzida da carroceria em relação ao solo, as barras estabilizadoras e o eixo traseiro mais rígidos, os controles de tração e estabilidade e os freios a disco nas quatro rodas garantem alto desempenho e mostram na estrada o DNA esportivo da Renault Sport. Os freios seguram bem o R.S em situações de emergência mantendo a trajetória. O hatch desafia retas e ignora curvas com sobra no acelerador.
Os bancos esportivos, revestidos em tecido de dois tons e detalhes vermelhos abraçam o condutor e acompanhante em curvas acentuadas. O volante menor em relação ao do Sandero ressalta a esportibidade com respostas precisas da direção elétrica em velocidades elevadas. O Media Nav Evolution conta com navegação por GPS, informações das condições de trânsito, rádio, Bluetooth, rádio, conectividade com smartphones e redes sociais. Também permite usar o aplicativo SIRI do iPhone.
O botão R.S Drive permite ao condutor escolher três modos de condução e adequar o hatch ao desempenho preferiro. No modo normal privilegia a economia de combustível, o Sport garante respostas mais rápidas e o ronco mais forte. Já o Sport +, com o ESP desligado, é para quem gosta de andar rápido, permite uma direção esportiva aproveitando todos os recursos do carro. Na cidade e na estrada o ronco do motor estimula sendo preciso cuidado para rodar dentro dos limites de velocidade.