* Publicado no blog Gilberto Leal em 13 de maio de 2016
O turbilhão político que abalou a economia brasileira, provocou a queda de quase 30% da venda de veículos nos últimos meses e levou ao afastamento temporário da presidente da República não comprometeu os planos da Toyota. Em plena crise, a montadora japonesa inaugurou a nova fábrica de motores em Porto Feliz, no interior de São Paulo. A primeira planta de motores do grupo na América Latina foi implantada em uma área de 872.500 metros quadrados e recebeu investimentos de R$ 508 milhões. Com 320 funcionários, produzirá 108 mil motores por ano para os compactos Etios hatch e sedã. No futuro, poderá também montar motores para o sedã médio Corolla.
Uma das mais modernas unidades da Toyota no mundo, a planta de Porto Feliz tem estrutura flexível que permite aumentar a capacidade de produção para acompanhar as necessidades do mercado. Com alto grau de automação, também é a primeira que reúne as três fases do processo industrial – fundição, usinagem e montagem – num mesmo local.
A Toyota é uma das poucos montadoras que crescem em 2015 quando o mercado despencou mais de 20%. O principal executivo da empresa para a América Latina e Caribe, Steve St Angelo manifestou a confiança na recuperação do Brasil e destacou que a chave para isso é que empresas, fornecedores, sindicatos e governos trabalhando juntos. Apesar da crise, a Toyota não dispensou funcionários, mas contratou. Ressaltou que a estratégia da empresa é de longo e que se o mercado crescer, a fábrica de Porto Feliz poderá ser ampliada para produzir diferentes motores. Com as vendas estáveis nos últimos dois meses, a Toyota trabalha forte para a redução de custos e conversa com os sindicatos para ter maior flexibilidade. Responsável pela marca japonesa em 40 países, o executivo lamentou que o Brasil só consegue exportar para a Argentina, Uruguai e Paraguai. Os demais importam dos Estados Unidos. O precisa reduzir custos para ter competitividade e exportar mais.
St. Angelo acredita que o motor a gasolina vai morrer com o avanço da tecnologia híbrida. Apontou como ideal a combinação da tecnologia híbrida com o etanol, lamentou que os consumidores não entendem suas vantagens e a necessidade de um trabalho de conscientização. O executivo revelou que o novo hatch compacto híbrido Prius deverá desembarcar logo no mercado brasileiro.