* Publicado no blog Gilberto Leal em 09 de junho de 2016
Brasília *
O Novo Prius 2016 é o resultado da obstinação da Toyota no desenvolvimento de veículos cada vez mais econômicos, limpos e amigáveis com o ambiente antecipando a mobilidade do futuro. A montadora japonesa já produziu mais de nove milhões de carros híbridos, dos quais, 5,7 milhões foram do Prius. Durante a apresentação da quarta geração, na Embaixada do Japão, o principal executivo da Toyota para a América Latina e o Caribe, Steve St. Angelo, destacou que a tecnologia híbrida é o futuro da indústria automotiva. Ressaltou que até o 2050, 100% da linha de veículos da marca será de modelos híbridos, elétricos ou movidos a célula de combustível. Com preço de R$ 119.950, o Novo Toyota Prius 2016 chega ao mercado brasileiro com o desafio de mostrar os conceitos da tecnologia híbrida e da condução ecologicamente correta.
Maior, ousado visual inspirado no Mirai, o que provocou discussões, o Prius é todo novo. No test-drive, o carro chamou a atenção nas avenidas de Brasília. O percurso travado foi perfeito para avaliar o conjunto propulsor. Dezenas de controladores eletrônicos e, em determinados trechos lombadas, a maioria com velocidades de 50 km/h ou 60 km/h, mostraram a versatilidade do veículo na recuperação de energia em desacelerações transforma em energia elétrica para recarga da bateria. O funcionamento do motor elétrico passa desapercebido. Também é silencioso com o propulsor a gasolina.
O Prius é o primeiro modelo montado sobre a nova arquitetura global TNGA, da Toyota. A frente baixa, a traseira e a base do porta malas foram rebaixados, e a linha descendente do teto beneficiaram a aerodinâmica e a estabilidade. A carroceria recebeu reforços estruturais, uso de alumínio e peças em aços especiais. A bateria – menor, mais leve e eficiente – passou para baixo do banco traseiro.
O sistema híbrido atualizado conta com os motores 1.8 a gasolina de 98 cv e elétrico de 72 cv que geram a potência combinada de 123 cv e atuam com o câmbio é CVT (continuo variável). Com o novo conjunto propulsor e os aperfeiçoamentos que privilegiaram a aerodinâmica com um Cx de 0,24, a montadora japonesa destaca que o consumo de combustível, no modo econômico, melhorou até 20% em relação à geração anterior. Pelos dados do Inmetro de consumo médio de 18,9 km/l, no ciclo urbano, e de 17 km/l, na estrada, o Prius é o carro mais econômico do Brasil.
Visual futurista provoca discussões ao valorizar formas pontiagudas e recortes na frente, laterais e traseira. O conjunto ótico com faróis em LEDs e luzes de iluminação diurna invade para-lamas, capô e para-choque. As lanternas traseiras, também e LEDs, mais finas e compridas avançam até o aerofólio. Mais comprido – 2,21 metros, largo – 1,76 m, e baixo – 1,49m, o entreeixos tem 2,7 m e porta-malas cresceu para 412 litros.
O interior foi redesenhado com quadro de instrumentos central e novos recursos. O sistema multimídia tem tela de 7 polegadas sensível ao toque com navegação por GPS, TV digital, câmera de ré, sistema de som JBL, rádio, CD player, MP3, Bluetooth e entrada auxiliar USB. A tela do computador de multifunções passou para 4,2 polegadas e mostra gráficos de alta resolução. O head up display projeta no para-brisa informações do veículos. Também volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, bancos em couro sintético (do condutor com ajuste elétrico de altura, profundidade, lombar e aquecimento), ar-condicionado digital de duas zonas (concentra o fluxo nos locais ocupados).
O Prius conta ainda com sete airbags – frontais, laterais e de joelho para o condutor, sensor de proximidade para abertura das portas, partida por botão, controles de estabilidade e tração, retrovisores externos com rebatimento elétrico, controlador eletrônico e sistema adaptativo de velocidade, alertas anti-colisão, cruzamentos e pontos cegos, e carregador sem fio para celular.
*Viagem a convite da Toyota