A Nissan anunciou que apresentará uma novidade na feira de inovação tecnológica CES 2018, que ocorre entre 9 e 12 de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos. Trata-se de uma tecnologia batizada de “Brain-to-Vehicle” (B2V), termo em inglês para descrever que o automóvel pode ser comandado pelo cérebro. O sistema foi desenvolvido pela Nissan Intelligent Mobility, divisão da fabricante que tem como meta pensar a forma como os carros são conduzidos, alimentados e integrados na sociedade.
O aparato utilizado para a “mágica” acontecer não é nada charmoso. Para comandar o carro com a mente, o motorista deve utilizar uma espécie de touca cheia de eletrodos que está conectada ao veículo. Esse acessório é capaz de medir a atividade das ondas cerebrais e as transmitir aos sistemas de direção, aceleração e frenagem que começam a responder antes mesmo que o condutor inicie alguma ação. Na verdade, quem dirige continuará acessando a direção e os pedais do acelerador e do freio, mas a máquina comandada pela mente antecipará os movimentos entre 0,2 segundos e 0,5 segundos, dependendo da situação.
Em nota, a montadora japonesa afirmou que, de tão rápida, a atuação da engenharia passará despercebida por quem estiver por trás do volante. Por meio do B2V, as tecnologias de assistência ao motorista podem começar a agir mais rapidamente, melhorando os tempos de reação e da condução humana. Por outro lado, ao detectar algum desconforto por parte do motorista, a inteligência pode também alterar a configuração ou o estilo de condução quando em modo autônomo, aumentando a segurança do condutor e dos passageiros.
Além de poder ajustar a temperatura na cabine do carro com o pensamento, o condutor ainda poderá fazer uso da realidade aumentada para ajustar tudo o que estiver ao alcance de sua visão, para criar um ambiente mais relaxado. Ainda segundo a Nissan, a tecnologia que deverá servir de estopim para mais inovações nos carros da montadora é a primeira no mundo com este propósito.