Segunda geração do utilitário esportivo mais vendido no mundo pela fabricante sueca Volvo, o XC60 está em pré-venda no Brasil. Com lançamento confirmado para o segundo semestre do ano, o SUV médio de luxo foi totalmente reformulado e investe forte no design refinado e na dirigibilidade interior como diferenciais do segmento.
Tecnologias de última geração colocam o modelo entre os veículos mais modernos que a indústria automotiva já produziu. Sucessor do XC60, o SUV médio mais vendido da marca na Europa - com mais de 1 milhão de unidades em oito anos - e também no Brasil, com quase 18 mil veículos comercializados, a segunda geração do utilitário esporte foi toda desenvolvida sobre a inovadora plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), a mesma dos modelos da série 90 (XC90, S90 e V90). Sua versatilidade permitiu reunir em um só automóvel design elegante, interior sofisticado e recursos ainda mais avançados de segurança, atributos que colocam o SUV em um outro nível em seu segmento. A visão da marca é de que ninguém morra ou sofra lesões graves num veículo novo da Volvo até 2020.
PRAZER AO DIRIGIR
O XC60 foi projetado para proporcionar ao consumidor a experiência mais prazerosa de direção a bordo de um SUV médio premium. Para isso, o utilitário chega com tração integral AWD (All Wheel Drive), sempre amparado por um controle dinâmico de estabilidade e tração nas três versões designadas para o Brasil: Momentum, Inscription e R-Design. O controle absoluto do veículo por meio de diferentes modos de condução - Eco, Confort, Dynamic, Off-Road e Individual (customizando sua própria configuração) -proporciona ao condutor distintas sensações ao volante.O modelo será lançado com transmissão automática de 8 velocidades acoplada ao renovado motor T5 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbo compressor e injeção direta de gasolina que produz 254 hp de potência máxima e 350 N.m de torque entre 1.500 e 4.800 rpm. Trata-se de um propulsor reconhecido por sua eficiência e baixo nível de emissão de poluentes.
DESIGN EXTERIOR
O design exterior do modelo combina um capô longo, para-lamas alargados e vincos que denotam a sua presença imponente. Farol full LED no formato "martelo de Thor" - com nivelamento automático e auto-direcional - reforça a identidade visual inconfundível da Volvo. O interior do novo XC60 utiliza materiais naturais e luxuosos. Madeira, metais genuínos e detalhes esculpidos estão em harmonia com o design escandinavo. A oferta de serviços de infotainment e conectividade, com um display central com tela antirreflexo sensível ao toque - e que recebeu atualização gráfica aprimorada - torna o uso para o motorista ainda mais intuitivo. Navegação e entretenimento podem ser feitos pelo tecla touch ou pelo comando de voz. Como nos modelos da série 90, a integração do smartphone também está disponível com os aplicativos CarPlay e Android Auto.
CONFORTO E SEGURANÇA
Um dos carros mais seguros já fabricados pela indústria automotiva, o novo XC60 é repleto de novas tecnologias e chegará ao Brasil equipado com o inovador City Safety, que foi atualizado e agora conta com assistente de direção, que funciona quando a frenagem automática sozinha não é suficiente para evitar uma colisão em potencial. Nessas circunstâncias, o carro oferecerá assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O City Safety atua entre 50 e 100 km/h e ajuda a evitar batidas com outros veículos e pedestres, mesmo durante a noite.
O SUV de segunda geração também disponibiliza como itens de série sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical e alerta de colisão frontal. As versões Inscription e R-Design acrescentam ainda: equipamentos alerta de colisão traseira, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção semiautônoma (Pilot Assist) até 130 km/h.
MAIS BENEFÍCIOS
Além de todos esses recursos, o SUV vai oferecer sistema de monitoramento de pressão dos pneus e abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque (função Hands-Free nas versões Inscription e R-Design).O modelo conta ainda com o Volvo On Call atualizado, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas e climatizar a cabine a distância.O novo SUV médio da Volvo será vendido no Brasil com preços que variam de R$ 235.950 a R$ 266.950.