O Cruze Sport6 tem o ótimo conjunto motor (1.4 turbo) e câmbio (automático de seis marchas) da versão sedã. Ganhou ainda um teto exclusivo e, com a nova traseira, ficou mais bonito que os concorrentes Golf e Focus, que já começam a dar sinais da idade no que diz respeito a design. Porém, em um ponto, será difícil convencer fãs do modelo a fazerem um upgrade: o porta-malas foi diminuído em mais de 35%.
A capacidade passou de 440 litros para 290 litros, de acordo com a fábrica. Os preços também são os mais convidativos: R$ 89 mil (LT), R$ 102 mil (LTZ) e R$ 111 mil. Apesar de ser 22cm mais curto e ter os mesmos itens que o sedã (exceto o teto), supera o preço em quase R$ 1 mil. Em relação ao irmão de três volumes, o Sport6 ficou 20kg mais pesado – o peso extra vem do mecanismo da tampa traseira. Porém, devido ao uso de materiais mais nobres, ele está 98kg mais leve que a geração anterior.
Conforme a GM, o hatchback teve o eixo traseiro enrijecido em 10%, solução adotada após a reclamação de alguns usuários que consideraram a suspensão antiga “mole” demais. Sua chegada às lojas deve ocorrer até o final do ano – o Rio Grande do Sul deve ser um dos primeiros Estados a recebê-lo. A previsão da Chevrolet é de vender 1,5 mil unidades por mês do veículo, fabricado na Argentina.
Em comparação com o Golf, seu principal concorrente, o Sport6 até melhorou, mas perde em desempenho e autonomia, conforme dados dos dois fabricantes e do Inmetro, que aponta consumo de 7,6/11,3 (etanol) na cidade e 11,3/13,6 (gasolina) na estrada para o Cruze, enquanto os números do Golf são 7,9/9,5 e 11,6/13,6, respectivamente. Os dados foram obtidos nas versões com câmbio automático.
Em termos de desempenho, o Sport6 leva ligeira desvantagem. Faz de 0 a 100km/h em 9s, contra 8,6 do concorrente da Volkswagen, de acordo com dados dos fabricantes. O Golf, em sua linha top, traz seis airbags, contra 4 do Sport6 - na versão americana, o veículo da GM é vendido com até 10 airbags. Em relação ao rival alemão, o Cruze tem como trunfo, além de design mais moderno, o sistema de carregamento de smartphone via wirelles. O porta-malas, antes um ponto a favor do hatchback americano, agora ficou maior no Golf, que tem 313 litros.