Enquanto comemora o quarto lugar no ranking geral de vendas de veículos no Brasil obtido em julho, seu melhor resultado no país, a Toyota tenta galgar ainda mais degraus. E investiu em dois setores campeões de venda, o dos hatchs e dos sedãs.
Na noite de terça-feira, a montadora anunciou a chegada do Etios Platinum, que passa a ser o top de linha da gama. Os japoneses não fizeram grandes modificações. Seguiram, em geral, a fórmula que tem dado resultado no mercado nacional: pegaram o carro básico, colocaram alguns adornos e itens de conforto e, claro, deixaram o veículo com mais cara de aventureiro, valendo para isso aumentar o veículo em alguns centímetros – e também em reais.
Assim nasceu o Etios Platinum, desenvolvido pela Toyota do Brasil, para certo espanto da filial japonesa.A maior mudança é mesmo visual. Os modelos ganharam para-choques mais expressivos, sobretudo o da frente, que forma uma espécie de “V”. Ambos que fazem o veículo parecer bem maior do que foi o aumento real – o hatch e o sedã cresceram 11 centímetros – de 3.777mm para 3.884 e de 4.268 para 4.369, respectivamente.
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A grade dianteira também foi modificada, e a versão sedã recebeu um aerofólio traseiro, proporcionando um toque de esportividade ao compacto. Visualmente, o carro parece bem mais atrativo. Tanto que a nova versão, feita em São Bernardo do Campo (SP), será exportada para Peru, Paraguai, Uruguai e Argentina – curiosamente, só os argentinos não aderiram às mudanças feitas no Brasil e, mesmo na versão Platinum, receberão o Etios com a carroceria tradicional. Mas os hermanos aceitaram as novas rodas de 15 polegadas, pretas e com novo desenho, que completam o visual esportivo.Na traseira, as lanternas receberam máscara negra e o sensor de estacionamento vem na cor do carro, outros diferenciais da série Platinum.
Internamente, a série especial traz bancos que mesclam couro e material sintético, além do sistema multimídia Toyota Play, com áudio, TV digital, DVD, GPS, câmera de ré e Bluetooth, ausentes (como itens de série) na versão XLS. Já os retrovisores com indicadores de seta integrados; computador de bordo, apoio de braço no assento do motorista e outros itens do até então top de linha foram mantidos.
A Toyota disponibiliza o Platinum apenas na versão com câmbio automático de quatro velocidades – os argentinos,avessos a esse tipo de câmbio, devem receber uma versão só deles, manual. O motor é o mesmo 1.5L flex anunciado em abril, de 16 válvulas, que rende 107cv e 14,7 kgfm (102cv e 14,3 kgfm com gasolina) a 5.600rpm. Comparada à versão 2016, o propulsor teve ganho em torque de 11% e 11cv.
Entre maio e julho deste ano, o Etios vendeu 18,5 mil unidades, 8,5% a mais do que no mesmo período do ano passado – algo que beira o espantoso, levando-se em conta a crise do setor automotivo. A montadora acredita que a linha Platinum será responsável por pelo menos 10% das vendas. Fabricado nas cores preto, prata e branco, os veículos tiveram aumento.
O hatch custará R$ 63 mil ( o XLS sai por R$ 57,4 mil) e o sedã tem preço fixado em R$ 66 mil, contra R$ 60,3 do XLS.