Reportagem de GZH na série 60Mais acaba de ganhar destaque no Prêmio Eset de Jornalismo em Segurança da Informação, que reuniu produções da América Latina. A matéria "Como começar a vida online em apps e sites", da repórter Larissa Roso, publicada em abril, venceu na categoria Brasil.
A reportagem, que pode ser conferida neste link, orienta o público da terceira idade que quer migrar da rotina analógica para a digital e não tem intimidade com smartphones, apresentando orientações de especialistas sobre a aquisição de aparelhos, criação e manutenção de senhas, uso de redes sociais e realização de compras online.
O Prêmio Eset de Jornalismo em Segurança da Informação é promovido pela Eset, empresa que atua no ramo de detecção proativa de ameaças. A iniciativa se propõe a reconhecer o trabalho e a dedicação de jornalistas e formadores de opinião que divulgam informações para aumentar a conscientização dos usuários sobre segurança da informação.
De acordo com a organização do prêmio, os trabalhos foram avaliados com base na relevância social do tema desenvolvido, na originalidade da pesquisa, no tratamento da informação, na qualidade narrativa e no uso adequado da terminologia técnica.
Os vencedores
- Prêmio Eset de Jornalismo em Segurança da Informação: Tomás Balmaceda, "O dilema diário: e se eu esquecer minha senha?", publicada na Revista VIVA (Argentina)
- Categoria Imprensa Gráfica: Rone Fabio Carvalho Junior, "Crimes cibernéticos", publicada no Jornal Diário da Região (Brasil)
- Imprensa Digital: Gabriel Daros Lourenço, "O Golpe do Porco Apaixonado", no UOL Tilt (Brasil)
- Imprensa Multimídia: Ernesto Alonso Cabral Mejía, "Vazamento massivo de senhas, e-mails e outros dados em Miraflores", do La Encerrona (Peru)
- Região Brasil: Larissa Roso, "Como começar a vida online em apps e sites", em GZH
- Região México: Adriana Marisela Juárez Miranda, "Roubaram meu iPhone 13 Pro Max... esse foi apenas o início de um verdadeiro pesadelo", no El Heraldo
- Região Andina: Airam Fernández, "Outros mundos possíveis: os riscos que vêm com o aumento da IA", no Diario Financiero (Chile)
- Região Rioplatense: Ezequiel Clerici, com "Ataque de hackers à empresa de Rosario La Segunda: a mecânica de um crime milionário sem armas nem rostos", no Rosario3 (Argentina)
- Região América Central: Malka Mekler, com "A evolução do Malware: Combatendo o cibercrime com a ajuda da Inteligência Artificial", em Connecta B2B (Costa Rica)
- Região Caribe Sul-Americano: Javier Mendez, com "Ransomware: uma guerra que está sendo perdida", na Revista ENTER (Colômbia)