O Grêmio, na noite desta quinta-feira, começa a viver sem Walace. O volante já está na gelada Alemanha deste inverno e Renato Portaluppi começa a experimentar o substituto do antigo titular. Em futebol é assim mesmo. Qualquer jogador, medíocre ou craque, uma hora após deixar o clube já entra para a galeria dos antigos.
Walace, portanto, é o antigo e Jailson é o novo. Nem tão novo, pois já teve diversas aparições no time titular quando passou a impressão de que ali estava um grande volante para o futuro do Grêmio. A oportunidade favorece Jailson, pois se trata de um jogo de Gauchão e na casa do Grêmio.
Leia mais:
Foco na bola aérea, 14 titulares e Carol "na torcida": o último treino do Grêmio antes da estreia no Gauchão
Grêmio x Ypiranga: tudo o que você precisa saber para acompanhar a partida
Grêmio não terá mais auxiliar em comissão técnica permanente
Porém, se Jailson apresentar alguma dificuldade, é preciso que mereça o desconto por ser início de temporada. Grêmio com Jailson, esta a novidade que espera os gremistas nesta quinta na Arena.
Bolaños fora
Quando a bola começar a rolar, na noite desta quinta-feira, Bolaños estará sentado no banco de reservas. Por mais relevantes que sejam as justificativas, a suplência do equatoriano surpreende este analista.
Confesso que imaginei que Bolaños começaria esta temporada alinhando entre os titulares e nesta condição permaneceria por, pelo menos, uma dezena de partidas. Trata-se de um investimento alto que merece especial consideração de Renato Portaluppi.
Penso que Bolaños só se afirmará se lhe derem uma boa sequência de jogos. Tudo bem se o treinador deixa-o no banco de reservas por uma razão superior. Mas tem que ser superior, mesmo. Certos jogadores devem ser distinguidos com tratamento diferenciado. Bolaños está neste grupo.
Favoritismo
Será uma zebra excepcional qualquer resultado que não seja vitória do Grêmio, esta noite. Estatísticas são sempre apenas ilustrativas, mas quando falam muito alto é convém ouvi-las. Grêmio e Ypiranga já se enfrentaram 36 vezes. Em 23 delas o Grêmio venceu, perdeu apenas um jogo e ficou no empate 12 vezes. É difícil pensar em outro resultado, esta noite, que não seja vitória do Grêmio.