A imensa maioria de opiniões é contrária ao estabelecimento de relação entre a decisão olímpica do futebol contra a Alemanha e a desonrosa goleada que o Brasil sofreu dos alemães na Copa de 20214.
Entendem que os atuais jogadores nada têm a ver com aquele fatídico fato e que pressioná-los pode produzir efeitos negativos no time brasileiro. Sei que defendendo ponto de vista contrário estou nadando contra a correnteza, mesmo assim apresento meus argumentos.
Leia mais:
Brasil e Alemanha buscam feitos históricos na final do futebol
Técnico descarta comparação com seleção do 7 a 1: "Aqui é Olimpíada"
"Não vamos jogar contra Neymar, mas contra o Brasil", diz técnico da Alemanha
É claro que psicólogos e psicanalistas poderiam oferecer versões científicas, mas acredito que a experiência adquirida na vida também pode contar explicações aceitáveis. É o meu caso. Sob pressão, alguém tende a buscar suas últimas energias para superar o desafio proposto. Sucumbem, apenas, aqueles de personalidade fraca, mas estes serão derrotados com ou sem pressão.
A seleção olímpica entra em campo para disputar o ouro, mas poderá se esforçar ainda mais do que já se esforçaria se comprar a responsabilidade de resgatar parte ou totalmente a dignidade do país. Só eles têm esta prerrogativa, uma verdadeira honra.
Conscientizando-se desta missão adicional, os jogadores brasileiros terão motivos para esgotar todos os seus esforços. Ganhando, além de campeões serão vistos como heróis nacionais. É por isso que na minha bandeira está escrito: pressão neles!