Deu tão certo, que a ideia é continuar. A avaliação dos 16 meses de trabalho remoto na Secretaria da Municipal Fazenda da Capital, feita pelo gestão Melo, é considerada extremamente positiva. O titular da pasta, Rodrigo Fantinel, não esconde o entusiasmo e a vontade de aprofundar o sistema imposto, na marra, pela pandemia.
— A premissa para a adoção do trabalho remoto foi a utilização de controles rígidos sobre as atividades e metas de produtividade — afirmou o secretário. Uma a amostra:
Em processos referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o passivo foi reduzido de 7.177 processos para 2.464 processos, uma queda de 65,6%.
Os contribuintes ainda contam com o atendimento presencial, mas ele vem sendo cada vez menos utilizado. Hoje, toda a demanda tributária pode ser feita pelo Portal de Serviços, além da possibilidade de usar o WhatsApp para a obtenção de guias ou negociação de débitos.
De acordo com a Secretaria da Fazenda, o aumento da oferta de serviços digitais agradou aos contribuintes. Em julho de 2021, a nota média dada pelos cidadãos ao atendimento foi 9,52, a maior já registrada.