Prestes a completar 45 anos de trabalho na Escola Uruguai, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, a professora Arlete Giovanella Xavier foi surpreendida na manhã de ontem com uma faixa afixada na entrada da instituição. Um grupo de mães e pais de alunos decidiu homenagear a dedicação da decana. Em 2017, a escola conquistou a melhor média do Ideb na Capital.
1. Qual o segredo para alcançar o bom resultado?
Um grupo de professores unidos, que comunga da mesma dedicação e uma comunidade muito envolvida, que participa de todas as iniciativas da escola. É um somatório de coisas, eu estou apenas na linha de frente. No fim das contas, ser professor ainda vale muito a pena.
2. Onde dá para melhorar?
Como qualquer instituição pública, temos dificuldades. O ideal seria que as escolas tivessem uma verba extra para dar uma solução mais imediata aos problemas. Às vezes demora meses para que consigamos resolver as coisas, mesmo as reformas pequenas. A gente sabe que existe o tempo de licitação e tudo mais. Mas a educação está cada vez mais rápida, então a burocracia não deveria continuar tão lenta.