O Parque dos Pinheiros, em Gramado, pode fechar antes mesmo de abrir ao público. No final de 2007,um contrato entre a Caixa, o Ministério do Turismo e o município previa a criação de um complexo turístico na cidade, com trapiche, mirante, trilhas, estacionamento, restaurante, café e lojas. O banco liberou, via Ministério, R$ 1,9 milhão para investimento em infraestrutura enquanto a gestão municipal ficou responsável por licitar a obra e realizar a manutenção das estruturas.
Dez anos depois e a obra ainda não ficou pronta. Quando as últimas estruturas foram colocadas, os primeiros equipamentos instalados já estavam completamente deteriorados, com infiltrações e rachaduras.
A Caixa reclama da falta de conservação permanente e pede o dinheiro de volta. Herdeira do imbróglio, a atual administração conseguiu uma solução paliativa: estender o prazo com o banco. Tem até dezembro para realizar a manutenção necessária no parque. Se não conseguir, será obrigada a devolver o investimento para a Caixa.