Há menos de um mês, José Fortunati e Jairo Jorge apostavam nas vitórias de seus candidatos. Seria um passo importante na consolidação de uma eventual chapa do PDT para a eleição ao governo estadual, em 2018. Como diria Brizola, o novo quadro vai inspirar "uma profuuuunda reflexão".
Rescaldo
De cada cem eleitores da Capital, 63 não votaram no candidato vencedor. Isso não desmerece em nada a vitória de Marchezan, mas fornece uma informação relevante para quem analisa a política de uma forma mais ampla e sem radicalismos. Alguns pontos:
1) O segundo turno deveria garantir uma maioria sólida para o vencedor. Nesse contexto, realizar uma segunda eleição faz mesmo sentido? A minha resposta é não.
2) A desilusão com a política é um fato que não pode mais ser minimizado.
Carris
Em várias e importantes cidades do mundo, o transporte urbano é subsidiado. O ir e vir das pessoas é fundamental para a economia. Se a passagem é cara, os serviços e o comércio sofrem. Nelson Marchezan acerta no diagnóstico: subsídio é diferente de ineficiência. Mas é preciso ter cuidado para que o remédio proposto não se transforme em veneno.
Primeiro Mundo
Mais uma vez, a Justiça Eleitoral gaúcha funcionou de forma rápida e eficiente. Nos Estados Unidos, o resultado da eleição já está sendo questionado antes mesmo da definição.Neste ponto, estamos na frente. Bem na frente.
Diálogos
O arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, confirmou presença no evento de celebração dos 500 anos da reforma luterana, em Porto Alegre.
Amém
Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil se manifestou sobre a PEC 241, que impõe um teto aos gastos do governo federal. Alguns trechos:“A PEC 241 é injusta e seletiva. Ela elege, para pagar a conta do descontrole dos gastos, os trabalhadores e os pobres”.“A PEC 241 supervaloriza o mercado em detrimento do Estado”.“Pesa, neste momento, sobre o Senado Federal, a responsabilidade de dialogar amplamente com a sociedade a respeito das consequências da PEC 241”.