O convite oficial da ATP já chegou a Porto Alegre. O gaúcho Orlandinho Luz foi escolhido para treinar e conviver com os oito melhores tenistas do mundo durante a preparação para o World Tour Finals, torneio que reunirá a elite do esporte em Londres, em novembro.
A escolha é o reconhecimento às conquistas e ao potencial de Orlandinho, que vem ocupando as primeiras posições dos rankings juvenis nos últimos anos. É a maior entidade do tênis mundial apostando no talento do guri de Carazinho.
Leia mais:
Orlandinho é vice de duplas no juvenil de Roland Garros
Orlandinho estreia contra sérvio no ITF Junior Masters
Enquanto estiver no Reino Unido, treinará com Novak Djokovic, Andy Murray e Rafael Nadal, entre outros. É a melhor notícia do tênis gaúcho nos últimos anos.
Tá chegando a hora
Num certo sentido, Michael Phelps e Usain Bolt não fizeram mais do que a obrigação. Eles nasceram campeões. Cada um tem a genética e a forma perfeitas para o que faz: nadar e correr. Phelps ostenta braços, mãos, pernas e envergadura ideais para as piscinas. Bolt veio ao mundo com a musculatura pronta para a velocidade. Alguém, um dia, os descobriu. E aí foram treino e perseverança. Não quero desfazer o mérito desses homens dourados. Mas a base estava lá.
É por isso que eu gosto tanto da Paraolimpíada. Ali estão seres humanos que se reinventaram de verdade. Que desafiaram a força da gravidade e do destino. E que disseram para si mesmos e para os outros: sim, eu posso. Não consigo vê-los como vítimas. Vejo-os com profunda admiração e respeito. Eles são o verdadeiro espírito olímpico. Nadar com dois braços e correr com duas pernas é fácil. Jogar futebol vendo a bola qualquer um faz. Uma pesquisa publicada no fim da semana revelou, por exemplo, que 49% dos atletas paraolímpicos brasileiros descobriram o esporte depois da deficiência.
Justamente por isso, não venham com essa conversa de que o ser humano não tem limite. Tem, sim. Mas só os paratletas conseguem descobrir, de verdade, onde ele fica.
Gritedo
Cezar Schirmer na Segurança: prefiro ver o trabalho antes de destruí-lo ou de elogiá-lo. Mas é apenas a minha opinião, sempre respeitando o debate e a divergência.
Caranguejada
O número de homicídios em Canoas vem caindo. Não é coincidência. O município tem filosofia de segurança e aposta no trabalho integrado, com liderança forte do setor.Vale a pena olhar para lá com olhos menos preconceituosos.Mas como o governo é do PT e estamos no Rio Grande do Sul, talvez seja pedir demais.
Pedal
A BBC elaborou uma lista com as 10 bicletas mais bonitas de 2016. Os preços das top magrelas variam entre US$ 600 e US$ 10,5mil.
Clique e confira a lista das 10 bicicletas mais bonitas de 2016